Vamos fazer uso pedagógico da Internet!


Por: Prof. Adenilson Godinho

Nós brasileiros precisamos compreender que a Internet é um meio que proporcionará uma crescente homogeneização da cultura de forma geral e, muito mais que isso, é um canal de construção do conhecimento a partir da transformação das informações de bilhões de usuários no mundo inteiro.
Não há dúvida que as redes eletrônicas estão estabelecendo novas formas de comunicação e de interação, superando, com certa moderação, até mesmo os tradicionais veículos de comunicação como a televisão e o rádio, onde a troca de idéias grupais, essencialmente interativa, não leva em consideração as distâncias físicas e temporais, a exemplo das redes sociais. A proficuidade mais evidente neste espaço midiático, é que as redes trabalham com grande volume de armazenamento de dados e transportam grandes quantidades de informações em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos, combinando tecnologia e inteligibilidade para a otimização do tempo em um momento histórico em que o tempo é fundamental e crucial nas relações econômicas, sociais e culturais.
A efeito de tudo isso, os professores estão sendo convocados para entrar neste novo processo de ensino e aprendizagem, nesta nova cultura educacional, onde os meios eletrônicos e os mult-aplicativos de comunicação são a base para o compartilhamento de idéias e ideais em projetos colaborativos. O desafio é rompermos com as barreiras atitudinais e, mais que compreender este mundo que se abre pelas janelas da rede mundial, é preciso viver e absorver o seu potencial cultural globalizado, o seu conteúdo prático-pedagógico e aplicar no ensino de forma racional. A população está vivenciando as redes sociais e ampliando as informações, todavia, não a está aproveitando de forma ideal para o conhecimento, pois se perdem nas tendências de uso superficial, reducionistas e espelhativos. Copiando e reproduzindo idéias e pensamentos, sem análise e reflexão e, o que é mais assustador e preocupante, não há produção de ciência e idéias que revolucionem a já revolucionada era das janelas comunicacionais. É preciso novos professores, novos alunos e novas idéias, porque a internet já está ai e ficará por muito tempo. Vamos fazer uso pedagógico da rede!
Postado por Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário