4ª URE e Semed regularizam a situação do Ensino Médio na Zona Rural


A parceria foi fundamental para consolidar a permanência dos professores nas vilas onde estão lotados.
Depois de mais de uma década de reivindicação, a zona rural do município de Marabá tem o Ensino Médio normalizado de forma definitiva. A implantação do Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) como resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação SEDUC, através da 4ª Unidade Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação, constitui o passo fundamental para avançar na solução da problemática envolvendo a oferta do ultimo ciclo da Educação Básica nas vilas do interior do município e dos 17 municípios vinculados a 4ª URE. 


No início desta semana, o Diretor da 4ª URE, Pedro Souza e o Secretário Municipal de Educação, Ney Calandrine juntamente com suas comitivas educacionais, além de vereadores e lideranças comunitárias estiveram presentes nas aulas inaugurais em três das 16 vilas do município que já começaram a ser atendidas por esta modalidade de ensino. A comitiva abriu oficialmente o ano letivo 2012, com aula inaugural nas Vilas: Cedrinho, distante 65 quilômetros de Marabá, Vila Murumuru a 18 quilômetros da sede administrativa municipal e na Vila Sororó a 35 quilômetros. 

A visita oficial aos núcleos rurais mostra que Estado e município estão dando atenção especial ao desenvolvimento da educação básica, sobretudo, criando oportunidades iguais a alunos que residem nos lugares mais longínquos do município. Nesta segunda-feira, na abertura da aula inaugural realizada na vila Sororó, o Diretor da 4ª URE, Pedro Souza fez a seguinte declaração:

“A Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, através da 4ª URE tem dado atenção especial à educação da zona rural. Hoje temos um total de 3 mil alunos atendidos nas vilas rurais dos 17 municípios de abrangências da 4ª URE. Em números, são ao todo 44 vilas, sendo que 16 delas estão localizadas aqui no município de Marabá. O tamanho do desafio é também do tamanho da nossa responsabilidade e do nosso desejo de poder levar educação de qualidade a esses milhares de adolescentes e jovens, preparando-os e dando oportunidades para que eles possam conquistar a sua autonomia e o seu espaço na sociedade”, 

Finaliza Pedro Souza. 

Postado por: Adenilson Godinho – Setor Pedagógico/4ª URE


0 comentários:

Postar um comentário