4ª Ure promove Formação para Professores

A III Formação para Professores em Contexto de Trabalho da Rede Estadual de Ensino Médio de Marabá e Região fechou o ciclo 2011 discutindo a Interdisciplinaridade como temática.



A ultima sexta-feira (27) foi de intensa atividade e aproveitamento formativo para a prática pedagógica de professores da Rede Estadual de Ensino. A formação que aconteceu no auditório do Instituto de Ensino Êxito, núcleo Marabá Pioneira, teve como objetivo debater a importância da interdisciplinaridade para melhoria do processo de ensino aprendizagem.



Professores de várias disciplinas lotaram o plenário de treinamento para socializar o debate sobre os desafios à efetividade da interdisciplinaridade em sala de aula. Tema que constitui, ainda, um importante nó emblemático na busca de uma educação de qualidade e elemento de grande preocupação curricular entre educadores de todo o país.

Na abertura do encontro, o Diretor da 4ª URE, Pedro Souza, destacou a importância da educação no contexto da sociedade moderna e da necessidade de uma visão pedagógica holística que esteja a altura das transformações e das imprevisibilidades cada vez mais evidentes pelo mundo das tecnologias e da velocidade da informação que se impõe como cenário desafiador para a escola pública. Nas sua palavras:


“A interdisciplinaridade veio para se tornar mais um instrumento imprescindível do currículo da escola. Trata-se de um olhar para a realidade através de todos os seus lados, ângulos e recantos. Ela amplia o campo de visão do professor e se torna atraente e inclusiva para o aluno. Neste entendimento, vejo que interdisciplinaridade é a incorporação conceitual como resultados das mais relevantes contribuições de várias disciplinas, para o surgimento de um conhecimento novo e focado na realidade de onde emerge. Desta forma, tenho a convicção que este encontro, além de prazeroso será de intensa contribuição para o melhoramento das práticas pedagógicas, porque nenhum professor sairá desta formação da mesma forma que entrou. Portanto, a educação que queremos e pretendemos das mudanças educacionais cuja interdisciplinaridade já é realidade e veio pra ficar. Parabéns a nosso colegas da equipe técnica da URE pela excelente coordenação e condução da formação”.

Finaliza Pedro Souza.

Postado por: Adenilson Godinho – Setor Pedagógico/4ª URE

0 comentários:

Postar um comentário