CONHEÇA OS SIMBOLOS DO SEU MUNICÍPIO

Hoje: A bandeira do município de Marabá 


A bandeira do município de Marabá é um dos três símbolos oficiais de Marabá. Seu desenho geométrico composto pelo encontro de duas faixas amarelas na diagonal que formam um "y" e uma estrela no encontro das faixas, adotando a forma vexilológica de pairle, com proporções na base 7:10 e três cores (verde, amarelo e prata). 

Instituída como Símbolo Oficial do Município de Marabá em 27 de Outubro de 1923 na cerimônia de entrega do título de Município, quando da emancipação política e administrativa de Marabá. Segundo a simbologia oficial a cor Verde simboliza a floreta, fonte de grande riqueza nos primórdios da ocupação territorial municipal.

O Amarelo das faixas que estão em forma semi-pairle simboliza os rios que foram por muito tempo uma grande fonte de riqueza e única via de transporte de Marabá, tendo a sede municipal surgido em função dos rios Tocantins e Itacaiúnas. 

A estrela Prateada simboliza a sede municipal margeada pelos dois majestosos e imponentes rios Tocantins e Itacaiunas. As cores Verde e Amarelo da nossa bandeira, foram escolhidas para sempre estarem em consonância com as cores da bandeira do Brasil.

Bom! Agente vai ficando por aqui. Semana que vem o assunto será o Hino Oficial do Município de Marabá. Até lá e bons estudos.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário