Estudantes e Educadores se juntam a ONG MEPA na mobilização contra o lixo na Orla Municipal

No ultimo domingo (15) aconteceu uma grande ação de educação ambiental de combate ao lixo na Orla Sebastião Miranda. A ONG MEPA com a participação de Estudantes, educadores e centenas de populares fizeram uma verdadeira “limpeza da margem do rio Tocantins” no perímetro da Orla de Marabá. O objetivo ação era chamar a atenção da sociedade para a conscientização ambiental e a preservação deste importante espaço público municipal que é cartão postal da cidade de Marabá.

A preocupação com o flagrante acumulo de lixo, o mau cheiro e a contaminação das águas do nosso majestoso rio Tocantins foram os motivos que levaram professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino a aderirem à proposta da ONG MEPA. As Escolas Estaduais Anísio Teixeira, Acy Barros, Liberdade e Plínio Pinheiro participaram ativamente da limpeza ambiental e foram acompanhados de perto por professores, diretores e do próprio Diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino, Pedro Souza, que esteve presente durante todo o evento, aliás, foi quem esteve à frente do transporte dos estudantes das escolas da Rede Estadual.

O trabalho de limpeza foi realizado em canoas da ONG e de pescadores que levam os estudantes até os locais de acúmulo de lixo. Antes da ação todos participaram de uma pequena palestra onde foram mostrados os efeitos da irresponsabilidade em relação ao lixo. A ONG MEPA informou que este problema poderia ser minimizado se houvesse mais consciência por parte da população quanto ao destino do lixo produzido. 

Durante a palestra a população foi conclamada a refletir sobre como evitar o despejo do lixo nas margens da orla e que, embora pareça pouco, quando alguém joga uma embalagem de chocolate ou uma garrafa PET, por exemplo, se forem somadas todas as garrafas e embalagens jogadas em único final de semana, em todo percurso da orla teremos toneladas de lixo se acumulando, transformando a margem do rio em um grande lixão a céu aberto. Com as chuvas e o aumento do nível do rio esse lixo passa a ser levado pelas águas e se espalha por toda a sua margem causando problemas para a natureza e para quem depende dela, como as comunidades ribeirinhas que vivem dos recursos do rio.

O presidente da ONG comentou a ação e lamentou o fato de não ter lixeiras ou container de lixo posicionados ao longo de toda Orla: “A ação é válida e pretende conscientizar a população da importância de se preservar os recursos do rio e, sobretudo, de conservar a nossa orla municipal. É uma pena, sem ter onde depositar o lixo nem todo mundo tem a consciência de andar um pouco mais até encontrar um cesto ou um contêiner, se falta infraestrutura e educação o resultado é lamentável”. O Diretor da 4ª URE, Pedro Souza também comentou a ação de educação ambiental: 
“Mas do que participar devemos incentivar e encorajar ações desta natureza. Estou convicto de que os alunos abraçaram significativamente a proposta, o que me deixa satisfeito, mas, sobretudo, precisamos levar este tema para sala de aula e ampliar a discussão, pois é um assunto de grande interesse da comunidade”. 
A imprensa também marcou "presença" o que contribui bastante para a divulgação da mensagem da conscientização, fazendo com que o assunto chegue em um número maior de lares e que produza impacto duradouro na sociedade.
Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

3 comentários:

Caríssimos...
Não sabia da existência do Blog. Casualmente o encontrei. Adorei a iniciativa. É mais uma ferramenta a serviço da Educação.
Um grande abraço.

Bom dia colegas

Parabenizo pela ação educativa em prol da limpeza da Orla. Considerando que é impraticável chamar os alunos das escolas públicas para limpar toda a cidade e tendo em vista que não existe nenhuma campanha educativa levada a efeito pelos órgãos municipais de governo... já que a cidade toda de Marabá está uma lixeira a céu aberto sem que os políticos (Deputados Estaduais, Prefeito e Vereadores eleitos) se posicionem, vamos abrir uma campanha de conscientização: "Não jogue lixo na urna. Marabá merece respeito!"
Mais uma vez, parabéns pela ação educativa!
Um abraço,

Vilmar.

Obrigado pelo comentário Professor Wilmar, desculpe por demorar responder, pois ainda estamos na fase experimental de uma ferramenta que ajudará muito o nosso trabalho aqui na URE. Adenilson Godinho (responsável Técnico pelo Post - Setor Pedagógico 4ª URE).

Postar um comentário