Conheça os Símbolos da sua cidade

Hoje – O Brasão do Município de Marabá.



         Brasão Oficial do Município de Marabá - Pará

O Brasão Municipal (também chamado de brasão de domínio ou brasão de domicílio), na tradição heráldica, é um desenho especificamente criado - usando peças, esmaltes e metais - com a finalidade de identificar os municípios. É uma tradução, uma síntese de tudo quanto o brasão representa em sua simbologia e é aplicado nos documentos oficiais dos órgãos da administração pública municipal. Os elementos gráficos e visuais compõem a identidade da Prefeitura, devendo ser inseridos em todos os textos e formulários, no canto superior esquerdo dos documentos, no que conhecemos como documentação com timbragem de domínio municipal.

A história da criação do nosso Brasão Oficial.

O Brasão do município de Marabá é um dos três símbolos oficiais de Marabá. É o mais jovem entre os símbolos municipais, sendo criado somente em 1973, durante o governo municipal de Pedro Marinho de Oliveira. O desenho do brasão é de autoria do artista plástico Augusto Morbach. O símbolo é formado por um escudo constituído em um campo verde-esmeralda, cruzado na diagonal por uma faixa amarela que se bifurca na parte inferior do campo e a direita representando os rios Tocantins e Itacaiúnas.
Dividindo o campo na vertical está o perfil da Bertholletia Excelsa - o castanheiro do Pará- por muito tempo um suporte econômico do município e do estado. A figura está circundada por cinco estrelas de Prata dispostas na forma de Constelação do Cruzeiro do Sul, que faz parte do conjunto das armas nacionais sendo que a quinta estrela, próxima è Beta, da constelação, encontra-se exatamente na bifurcação da faixa e aí simboliza a cidade de Marabá situada na confluência do rios representados pela faixa.
O Escudo repousa em ornamento em ouro, encimado por uma torre com ameias, figurando sobre uma coroa de ramos frutificados, sendo, a da direita um ramo de Bertholletia Excelsa e o da esquerda um ramo de Castilloa Elástica, cuja exploração deu origem ao município de Marabá, ambos na cor própria e atados sobre o escudo. As cores e o desenho do fundo do escudo foram escolhidas em consonância com as cores da bandeira da cidade.

A divisa Favante Deo Ad Astra Vehimvr quer dizer "Com a ajuda de Deus aos astros chegaremos", e segundo ideal pela qual foi criado, "deve valorizar a independência das ações desenvolvidas por Marabá, seu papel de destaque no estado e no país e o grande dinamismo característico do município”. À direita na divisa há a inscrição da data de 5 de abril de 1913, referente a criação do município por lei estadual.

0 comentários:

Postar um comentário