Questões interessantes sobre a educação no Brasil


Formulamos algumas questões interessantes sobre a educação brasileira, assuntos que talvez você desconheça, mas que vale apena saber:

1 - Quantas instituições de ensino superior existem no Brasil? 

Bom! Segundo o último censo, exatas 2.378. São 99 federais, 108 estaduais, 71 municipais e 2.100 particulares.

2 - Qual é o curso superior com mais alunos matriculados? 

Segundo o MEC (Ministério da Educação), não é direito, tampouco engenharia. O campeão é administração, com 705.690 matrículas.

3 - Sobram vagas no Ensino Superior no Brasil?

Sim, sobram vagas no ensino superior, e não são poucas. Só para se ter uma idéia em 2010, segundo o próprio MEC, quase metade não foi preenchida.

4 - É verdade que o vestibular é uma invenção brasileira?

Sim, é verdade! O vestibular é uma criação genuinamente brasileira. Ele foi criado em 1911 para ser um critério "objetivo" para seleção nas universidades e evitar problemas como nepotismo e favorecimento.

5 - É verdade que na década de 70 havia vestibular com uma prova só para todos ?

Sim, tão temida por estudantes, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) surgiu em 1976. Ela extinguiu os vários vestibulares unificados por área: existia um só para cursos de humanas, outro só para exatas.

6 - Que instituição lidera o ranking brasileiro das melhores universidades?

A USP (Universidade de São Paulo) é a única instituição de ensino superior da América Latina a aparecer entre as 200 melhores do mundo no ranking THE (Times Higher Education). Orgulho brasileiro.

7 - Quantos alunos estão matriculados nas escolas no país? 

O Brasil tem 50,97 milhões de alunos matriculados na educação básica, que é o período que compreende tudo entre a creche e o ensino médio.

8 - Você sabe qual é a nota IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do seu Estado, município e do Brasil?

Todo Estado, Município e Escola apresenta uma nota no Ideb. Esse índice, que usa uma escala entre 0 e 10, é um referencial que mostra a situação da educação brasileira. No nosso caso, o Estado do Pará, apresenta a nota 3,6 no Ideb. O município de Marabá apresenta a nota 4,0 para as séries iniciais que correspondem do 1º ao 5º ano e 3,7 para as séries do 6º ao 9º ano. Já o Ideb nacional é de 4,6 para as séries iniciais ( 1º ao 5º ano) e 4,0 do 6º ao 9º ano.

9 - Você sabe qual a posição de Marabá em relação ao IDEB dos 144 municípios do Estado do Pará? 

Marabá ocupa 11ª posição em relação ao Ideb paraense. O município melhor colocado é Altamira que ocupa a 1ª posição com nota 4,7.

10 - Você sabe qual o percentual de aprovação dos alunos das escolas publicas de ensino médio foram aprovados nas maiores instituições de ensino superior do Estado do Pará (UFPA e UEPA) em 2012? 

Superando as expectativas 51% dos alunos aprovados na UEPA e UFPA são egressos de escolas públicas da Rede Estadual de Ensino.

E ai gostaram? Espero que tenha sido realmente interessante as questões levantadas. Deixe seu comentário, será sempre bem vindo.

Por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário