Professores Articuladores debatem avaliação da aprendizagem

A 4ª Unidade Regional de Ensino recepcionou na tarde desta sexta -feira (24) todos os Professores Articuladores de Ensino das Escolas Estaduais da grande Marabá para um encontro de estudo sobre a Avaliação da Aprendizagem.

O objetivo da reunião era envolver professores de todas as disciplinas tendo como centro do debate avaliação para a busca do sucesso do aluno. O evento contou com a participação da Equipe Técnica do Setor Pedagógico da 4ª URE, tendo como articuladores do encontro a Professora Nilza Helena, o Professor Walmir Gomes, a Professora Rosilene Sarges e o Professor Wendel Matos.

A frente dos trabalhos da mesa de estudos o Professor Walmir Gomes destacou que a reunião constitui um momento para que os profissionais da educação colaborem na construção coletiva e participativa de um processo de avaliação, que atenda à realidade das nossas escolas de Marabá.

“A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um instrumento que propicie a emancipação da autonomia do aluno. Entendemos que devemos construir de maneira coletiva um sistema de avaliação e uma educação de qualidade, no sentido de formação do humano, em todos os aspectos, tornando cada sujeito capaz de intervir na sociedade em que vive, transformando-a. O professor não pode adotar a avaliação como um instrumento de pressão junto ao aluno”.

Definiu o Prof. Walmir Gomes.

Para a Professora Nilza Helena, a avaliação dos alunos precisa ter um caráter qualitativo. 

“A avaliação precisa ser diagnóstica, dinâmica e, efetivamente, formativa visando intervenções durante todo o processo avaliativo. E o professor precisa conhecer a turma e ter a liberdade de promover mudanças nos instrumentos de avaliação”.

Afirmou.
Os professores foram unânimes em uma questão: A avaliação deve proporcionar oportunidades iguais e subsidiar a busca do melhor resultado a todos e isso só será possível se, na prática, a avaliação for orientada por um currículo, amplamente, pensado e desenhado a luz da realidade social, econômica, cultural e política do aluno.

Neste sentido, os professores concordam que é, imprescindível, trazer a comunidade para a escola, inclusive para participar do processo de avaliação, uma vez que escola e a família precisam falar a mesma língua para auxiliar na formação do aluno. 

Estiveram presentes nesta reunião de estudo sobre Avaliação da Aprendizagem os professores:

Cairo Reis Silva (Química)
Nilza Helena (Setor Pedagógico)
Nelson Jean Junior (Sociologia)
Moisés Pereira da Silva (História)
Luciano dos Santos (Geografia)
Salvador Tavares (História)
Rosilene Sarges (Ed. Especial/ Setor Pedagógico)
Patrick Oliveira Costa (Filosofia)
Simone de Souza Oliveira (Biologia)
Walmir Gomes (Língua Portuguesa/ Setor Pedagógico)
Wendel Matos (Matemática/ Setor Pedagógico)
Vanessa Monteiro da Costa (Educação Física)


Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

2 comentários:

Parabéns pela iniciativa, estávamos precisando desse canal.

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