Escola Estadual Dr. Abel Figueiredo de São João do Araguaia realiza II Jornada Pedagógica


Com uma temática que envolve a escola de hoje no panorama educativo, face os novos paradgmas impostos ao ensino público, a Escola Estadual Dr. Abel Figueiredo realizou a II Jornada Pedagógica que aconteceu no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro. O Diretor da unidade escolar, Ueslei Nascimento, e toda sua comunidade educacional desenvolveram a proposta com o objetivo de trabalhar o sucesso escolar a partir da leitura e da escrita.

Para o Professor Ueslei Nascimento, a escola precisa ir além das fronteiras culturais que limitam a sua função social hoje. Para este educador, a escola apenas recebe o aluno que vem das camadas sociais de baixa renda, onde o importante é apenas receber um diploma no final do 3º ano, sem provocar no aluno questões fundamentais como a conquista autonomia e o saber para a vida e para o mundo do trabalho.

A II Jornada Pedagógica buscou problematizar a necessidade de se olhar a escola sob novas perspectivas, mesmo que para isso seja necessário uma mudança de paradigma que imponha sobre a comunidade escolar uma nova visão sobre a missão pedagógica, onde os fracassos do ensino, até então aceitos, passam a ser inadmissíveis. 
 
A escola deve voltar todas as suas forças para a conquista do sucesso escolar:

“Se os alunos dão sinais de que não estão envolvidos com o ensino e de que não estão aprendendo, é preciso pensar em maneiras diferentes de abordar os conteúdos.Nosso primeiro grande desafio será: acabar com a cultura que achamos normal aluno fracassarem e serem reprovado no final do ano”.

Assevera o Professor Ueslei.

A proposta conclama toda a comunidade da Escola Dr. Abel Figueiredo a provocar uma reforma pedagógica visando um significativo aproveitamento do aluno nas disciplinas do currículo da escola a partir da leitura e escrita. No projeto o papel do professor é fundamental para essa mudança, pois em todas as aulas inclusive educação física, o professor dever propor que os alunos tomem notas, expliquem o raciocínio, defendam um argumento, façam comparações, escrevam uma resposta dissertativa, apontem conclusões, critiquem o que foi lido, visto e escrito, expressem uma raciocínio em frases completas e produzam uma apresentação com uma estrutura formal.

Neste sentido, as atividades devem propor um aproveitamento pleno dos conteúdos e, ainda, promover múltiplas aprendizagens por via da criticidade e de uma visão holística dos fatos e da realidade de onde emergem os atores sociais da escola, tendo a leitura e escrita como fonte motivadora de mudança.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico 4ª URE)

1 comentários:

A proposta pedagógica da escola tem ótimos objetivos a serem alcançados, porem muitos são os obstáculos a serem transpostos, inclusive a falta de energia elétrica que ha mais de duas semanas faz com que não haja aula para os alunos dos turnos tarde e noite.
A CELPA se recusa a religar a energia enquanto o Estado não cumprir com suas obrigações de pagar a divida para com a consercionaria a quase dois anos não paga a ligação nem muito menos as contas em atraso.
Assim fica complicado trabalhar em uma escola que passa por esse tipo de problema.

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