PROJETO CONQUISTANDO A LIBERDADE

Marabá - Pará, 03 de outubro de 2012
Por: Prof. Adenilson Godinho - SEDUC - 4ª URE
 
Em Marabá o projeto, "Conquistando a Liberdade" promove ressocialização a detentos.

Para quem está preso qualquer ação que promova socialização e interação entre detentos é uma gota de esperança. Em Marabá o projeto Conquistando a Liberdade, realizado pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, Propaz, Polícia Militar e o Centro Regional de Recuperação de Marabá Mariano Antunes - CRRAMA, tem promovido a reinserção social através prestação de serviços gerais de limpeza e manutenção predial a escolas públicas Estaduais e Municipais de Marabá.

Como funciona o projeto "Conquistando a Liberdade"?

Por meio de prestação de serviços gerais de limpeza e manutenção predial realizada por detentos do sistema penitenciário regional junto às escolas, além de estimular os alunos do ensino médio a participar do “Papo di Rocha” – uma conversa franca entre presos pré-selecionados e jovens sobre o perigo das drogas e as armadilhas do crime. Tudo numa perspectiva de traduzir em exemplos o quanto é prejudicial e destrutivo o caminho do crime. A dinâmica tem como mediador um técnico (Pedagogo ou Psicólogo) da unidade prisional onde o interno está sob tutela.

O projeto além de garantir o aproveitamento da mão de obra carcerária e proporcionar a remição de pena, contribui para a resignificação da conduta do preso enquanto cidadão, tornando-o agente de transformações positivas. Todos os internos que participam do projeto passam por uma seleção psicossocial e treinamento. Ao saírem das unidades para realização dos serviços são escoltados por Agentes Penitenciários e Policiais Militares.

Em março de 2012, a SUSIPE, o Propaz e o Poder Judiciário decidiram ampliar o projeto para 09 (nove) municípios do Estado: Abaetetuba, Capanema, Marabá, Marituba, Mocajuba, Paragominas, Salinopólis, Santa Izabel e Tomé-Açú. Em abril deste ano, o projeto “Conquistando a Liberdade” iniciou sua nova fase. Em Marabá cerca de 180 internos custodiados do CRRAMA participaram da ação que prestou serviços de limpeza, pintura, capina, manutenção de instalações elétricas e hidráulicas  nas seguintes escolas: EEEM Liberdade, EEEM Rio Tocantins – CAIC, EEEM Acy de Jesus Barros, EEEM Gaspar Viana e EEEM Plínio Pinheiro.

A ultima escola a receber o projeto foi a EEEM Plínio Pinheiro, localizada no núcleo Marabá Pioneira, na ultima segunda feira (01 de outubro). Estiveram presentes no evento o Diretor do CRRAMA, Capitão Emmett Alexandre, a Diretora da 4ª URE, Prof. Elaine Cristina Destéfani, o Diretor da escola, Prof. Wanderley Lopes Barros, além de outras autoridades educacionais locais. Em média, 20 detentos trabalharam naquele estabelecimento de ensino, dos quais 15 fizeram a limpeza e a manutenção do prédio e cinco participaram do “Papo di Rocha”. A escola recebeu os internos com solenidade cívica de acolhimento e apresentação cultural.

A Diretora da 4ª URE, Profª. Elaine Cristina Destéfani disse está animada com o projeto "Conquistando a Liberdade". Segundo ela, a 4ª URE está empenhada como parceira, diponibilizando apoio técnico e colocando as escolas da rede de portas abertas para receber o projeto. Nas suas palavras:

Profª. Elaine Destéfani - Diretora da 4ª URE
"A concepção de liberdade percebida neste projeto, alimenta princípios pedagógicos como valor do amanhã para a educação. Nossos alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de perceber o quanto é perncioso o mundo do crime e, tudo isso! Ouvindo das pessoas que estão custodiadas porque cometeram atos infracionários. É uma oportunidade para que o aluno perceba o quanto é importante seguir firme nos estudos e investir na educação. A SEDUC é parceira desta proposta e nós estamos esperançosos quanto aos resultados positivos para nossos alunados que vivanciam o projeto".

Declara a Diretora do orgão estadual da educação na região.

Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação/ SEDUC - 4ª URE

0 comentários:

Postar um comentário