AULÃO ENEM 2012

Marabá - Pará, 22 de outubro de 2012
Por Prof. Adenilson Godinho
Texto extraído de matéria pulbicada no Jornal Correio do Tocantins - www.ctonline.com.br

MAIS DE 1.800 ALUNOS DA REDE PÚBLICA PARTICIPAM DO ENEM

A 4ª Unidade Regional de Ensino (URE), da Secretaria de Estado de Educação, com sede em Marabá, informou na terça-feira (16) que mais de 1.800 alunos da rede de ensino público estadual na cidade, que engloba 21 escolas, se inscreveram para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. O número cresceu vertiginosamente em apenas dois anos: em 2009, foram pouco mais de 300 inscritos.
Naquele ano, mesmo a escola que atingiu maior número de alunos inscritos registrou baixo interesse dos estudantes e apenas 55% dos alunos aptos ao exame realizaram a prova. Para que o resultado de 2012 fosse alcançado, uma equipe do setor pedagógico formada por Walmir Gomes da Silva, Marcelo Almeida Araújo, Orlando Morais e Robenilde Lima Leite, esta coordenadora do setor, além da diretora da regional, Elaine Cristina Destéfani, realizaram mais de um ano de trabalhos voltados exclusivamente ao Enem.

“Nos últimos meses toda a equipe do setor pedagógico da 4ª URE trabalhou em torno do Enem. Fizemos várias formações em contexto de trabalho com professores, diretores e coordenadores das escolas. A partir disso, eles motivaram os alunos da importância de se fazer o Enem e da isenção de taxa, que existe para alunos de escolas públicas”, informou Walmir.

Em Marabá, as próprias escolas orientaram os alunos sobre como realizar essa inscrição. “O Enem se tornou porta de entrada de grandes universidades e é muito importante ver que o trabalho realizado por nós, de motivação, trouxe bons resultados”, observou.
Apesar de nem todas as universidades terem aderido ao Enem como critério único de seleção, grande parte utiliza os resultados da prova como parte do processo seletivo, o que tem atraído muitos jovens brasileiros. Além disso, as notas do Enem são importantes como indicadores nas avaliações das escolas públicas.
A OFICINA É UMA PROPOSTA DO PROGRAMA DE GESTÃO EDUCACIONAL - PGE

A Coordenadora do Setor Pedagógico da 4ª URE, Robenilde Lima, que também integra a equipe que gerencia o Programa de Gestão Educacional na Regional de Ensino, destaca que a 1ª Oficina Preparatória para o ENEM 2012 é mais uma das ações propostas pelo PGE que visa entre outros, avaliar o desempenho academico dos alunos, através das Avaliações Externas, a exemplo, do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em Marabá.

"Esta proposta é vista pela equipe do PGE como um importante instrumento de avaliação do desempenho de nossos alunos do Ensino Médio e, portanto, mais uma ferramenta para a busca da qualidade do ensino público" avalia Robenilde Lima.

CURSO
A 4ª URE pretende realizar, em data ainda não divulgada, uma aula na qual abordará as cinco competências que são cobradas na prova. “A intenção é trabalhar essas competências de forma geral nesse dia. Temos dados a respeito de quais os temas mais frequentes e podemos repassar algumas orientações a respeito disso”, explicou Walmir. Os alunos inscritos no Enem estão automaticamente inscritos nesta aula.

Cogita-se, ainda, realizar as aulas em pelo menos três locais diferentes e, no momento, a 4ª URE aguarda a confirmação dos locais solicitados. “Há um esforço bastante grande da regional para fazer com que esse direito do aluno – de acesso ao Enem – seja assistido”, comentou Marcelo.

Ele acrescentou, ainda, que há a esperança de que em um futuro breve a 4ª URE não precise mais realizar esse tipo de atividade de esclarecimento para incentivar os alunos a participarem da prova e que isso aconteça de forma natural, partindo das escolas e dos estudantes.

Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação - SEDUC/4ª URE

 

0 comentários:

Postar um comentário