ENEM 2012

Marabá - Pará, 29 de outubro de 2012.
Por: Prof. Adenilson Godinho

Oportunidade para ingresso no Ensino Superior à vista

Chegamos a semana da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2012. O teste marcado para o próximo final de semana (3 e 4 de novembro) é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares brasileiras. Este ano foram mais de 5.7 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil.

Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, a partir da criação do SISU (Sistema Único de Seleção Unificada). Por meio desse sistema, a nota no exame passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituições aos vestibulares tradicionais.

Em Marabá é grande a expectativa de alunos inscritos para esta edição Enem. Mais de 1.800 alunos do Ensino Médio estarão concorrendo a vagas no ensino superior, sendo a maior participação de estudantes marabaenses desde a criação do Enem.

No sábado (3), primeiro dia de provas do Enem, os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, no último dia do exame, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.

4ª URE promove Aulão de apoio a estudantes marabaenses

Com objetivo de dar apoio aos alunos do Ensino Médio que se inscreveram para o Enem 2012, o Setor Pedagógico da 4ª URE, através de uma parceria com professores de escolas públicas e privadas de Marabá realizaram neste sábado (27) um aulão preparatório para alunos do município que participarão do exame no próximo final de semana.

"Um trabalho pioneiro em nossa região que tem o propósito de dar oportunidade aos nossos alunos do 3° Ano do Ensino Médio que passam a contar com mais um instrumento que oportunize a sua preparação para enfrentar com mais segurança a prova do Enem", ressaltou Walmir Gomes, idealizador da proposta. O Sistema Êxito de Ensino, um destacado colégio preparatório do município deu total apoio a inicitiva, sendo fundamental para que a ação acontecesse.

"Estamos convictos de que essa proposta caminha para um momento especial na educação marabaense. O número de alunos inscritos para este ano que perfaz um crescimento de 600% em relação a 2009, nos permite a acreditar que teremos também um significativo aumento no número de alunos com notas que garantam o acesso no ensino superior e, portanto, precisamos acreditar em nossos alunos, unindo esforços dos sistemas públicos e privados para aumentar as chances de aprovação". declarou o Prof. Marcelo Almeida - do Êxito Ensino.

Aproximadamente 400 alunos participaram da 1ª Oficina Preparatória Enem 2012 que aconteceu em duas grandes instituições locais: Facauldade Metropolitana e Igreja Batista Bíblica. A Diretora da 4ª URE, Elaine Cristina Destéfani esteve na abertura da ação e durante sua fala de abertura, declarou que a proposta irá contribuir para que alunos da Rede Estadual de Ensino sejam incentivados a participar do Enem.

"Vejo que a mobilização em torno do Enem está ganhando um grande dimensão dentro da escola pública marabaense e este processo passará a ter maior impacto a cada ano. Fico feliz pela iniciativa e, sobretudo, em afirmar que esta equipe que me acompanha neste desafio, acredita que a escola é um espaço de esperança e superação. Parabéns a todos que solidariamente cumprem seu papel como verdadeiros educadores, pois é disso que este Estado precisa para vencer os grandes entraves da educação, solidariedade e compromisso". finaliza a Diretora.

Neste final de semana a cidade estará toda mobilizada em torno do Enem, pois será esperado uma grande participação dos alunos inscritos. Nesta quinta-feira (01), acontecerá mais um aulão preparatório Enem. Desta vez a ação acontece no auditório da Escola Gabriel Sales Pimenta, no Núcleo Morada Nova, onde será esperado aproximadamente 200 alunos do 3° Ano do Médio.

Atenção alunos do Ensino Médio, não percam mais essa chance de se preparar para o Enem 2012!


Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação - SEDUC/ 4ª URE.

0 comentários:

Postar um comentário