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A educação em Marabá e para Marabá

Notícias relevantes sobre diversas áreas da educação.

ENSINO MÉDIO INOVADOR - PJF

As últimas informações sobre o programa PJF.

ENEM 2012

Recorde: Mais de 5,7 milhões de estudantes confirmam inscrição no Enem 2012.

Marabá, 29 de junho de 2012
Por Adenilson Godinho

Participante em todo o país

Mais de 5,7 milhões de estudantes confirmaram participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, informou o MEC (Ministério da Educação) na noite desta quinta-feira (28). São 5.790.989 inscritos, um número recorde.
Desse total, 4.029.756 ficaram isentos da taxa, de R$ 35. Os outros 1.761.233 efetuaram o pagamento. Estavam isentos estudantes de baixa renda e os concluintes de escolas públicas em 2012.
As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Segundo levantamento realizado pelo MEC, em pelo menos 39 das 59 universidades federais os candidatos só poderão disputar uma vaga se tiverem realizado o exame.


Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC

SISU 2012

Começam nesta sexta matrículas dos candidatos aprovados na primeira chamada do Sisu
 Marabá, 29 de junho de 2012
 Por Adenilson Godinho


Os selecionados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terão entre esta sexta-feira (29) e o próximo dia 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições onde foram aprovados. Com a greve de professores e servidores das universidades federais, o período, que antes era de apenas dois dias úteis, foi ampliado para que os alunos tenham mais tempo e não corram o risco de perder a vaga.
Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
Para participar do Sisu, os candidatos precisavam ter feito o Enem 2011 e ter nota maior do que zero na redação. Segundo o MEC, algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos.
Foram 642.878 candidatos inscritos para disputar as mais de 30 mil vagas oferecidas em todo o país. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) foi a instituição mais procurada, com 152.196 inscrições. As inscrições acabaram na última sexta-feira (22).



 



Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC

Prouni 2012

Estão abertas as inscrições para o Prouni do segundo semestre; são oferecidas mais de 90 mil bolsas

Marabá, 28 de junho de 2012

Do Site Oficial do Prouni/ MEC

As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre de 2012 começaram nesta quinta-feira (28). O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, até a próxima segunda-feira (2). São oferecidas para o segundo semestre 90.311 bolsas — 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade).

 As inscrições podem ser feitas clicando no link abaixo:
http://siteprouni.mec.gov.br/

Para concorrer a bolsas do Prouni os interessados devem ter realizado o Enem (Exame nacional do Ensino Médio) em 2011 e obtido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação), e nota superior a zero na redação. Além disso, devem se encaixar nos critérios socioeconômicos estipulados pelo MEC (Ministério da Educação) – com bolsas integrais para os estudantes que tenham renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933) e bolsas parciais para alunos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866), por pessoa.
A primeira chamada será divulgada no dia 5 de julho. Os candidatos aprovados devem comprovar a situação socioeconômica com a documentação exigida junto às instituições de ensino superior e realizar a matrícula entre os dias entre os dias 5 e 13 de julho.
A segunda chamada será divulgada no dia 20. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas devem podem demonstrar interesse por vagas nos dias 2, 3 e 4 de agosto. O resultado será divulgado no dia 7 do mesmo mês.

O programa

O Prouni é um programa do MEC, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições de educação superior privadas a estudantes pobres que tenham cursado o ensino médio em escola pública.




Adenilson Godinho é Técnico em Educação - SEDUC

Resultado Geral do JEP'S Marabá 2012

Saiu o Resultado Geral do maior intercâmbio esportivo estudantil do Pará - JEP'S 2012


Marabá, 27 de junho de 2012
Por Adenilson Godinho - 4ª URE

A 4ª Unidade Regional de Ensino tem a honra de divulgar o resultado geral da 54ª  Edição dos Jogos Estudantis Paraenses - JEP'S 2012 - Etapa Regional - Marabá. Vale a pena conferir!


CAMPEÕES  JEP’S  REGIONAL  MARABÁ - 2012

BASQUETE  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
ESCOLA: E.E.E.F.PROFa. JUDITH GOMES LEITÃO

BASQUETE  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO: GOIANÉSIA
ESCOLA: E.M.E.F.PROF. LUCIOLO OLIVEIRA RABELO

BASQUETE  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
ESCOLA:  E.E.E.M. PLÍNIO PINHEIRO

BASQUETE MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO: MARABÁ
ESCOLA: E.E.E.M. PLÍNIO PINHEIRO

FUTSAL  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
ESCOLA:  ESCOLA  ESTADUAL  ACY  BARROS

FUTSAL  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO:  RONDON  DO  PARÁ
ESCOLA:  ESCOLA  DOM  PEDRO  PRIMEIRO

FUTSAL  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO:  TUCURUI
ESCOLA:  ESCOLA  ESTADUAL  RAIMUNDO  RIBEIRO  DE  SOUZA

FUTSAL MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO:  JACUNDÁ
ESCOLA: 
 
HANDEBOL  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  RONDON DO PARÁ
ESCOLA: E.M.E.F. ADOLFO SOARES DE MORAES

HANDEBOL  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO: RONDON DO PARÁ
ESCOLA: INTITUTO TEOREMA

HANDEBOL  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO: RONDON DO PARÁ
ESCOLA: INSTITUTO TEOREMA

HANDEBOL MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO:  PARAUAPEBAS
ESCOLA:E.E.E.M. GENERAL EUCLYDES FIGUEREDO

VOLEIBOL  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
ESCOLA:  COLÉGIO  ALVORADA

VOLEIBOL  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO:  MARABÁ
ESCOLA:  COLÉGIO  ALVORADA

VOLEIBOL  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
ESCOLA:  INSTITUTO DE ENSINO ÊXITO LTDA

VOLEIBOL MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO:  PARAUAPEBAS
ESCOLA:  ESTADUAL  DE  ENSINO  MÉDIO  EDUARDO  ANGELIM

XADREZ  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
NOME:  JACKELINE  YASMIN  S.  AGUIAR
ESCOLA:  EEF  ANISIO  TEIXEIRA

XADREZ  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO:  PARAUAPEBAS
NOME:  LUIS  GUILHERME  SARAIVA 
ESCOLA:  EEF  EUNICE  MOREIRA

XADREZ  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO:  PARAUAPEBAS
NOME:  STEFANY  RODRIGUES  MAGALHA
ESCOLA:  EDUARDO  ANGELIM

XADREZ MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO:
NOME:  BRUCE  KENNETH  S. ARAÚJO
ESCOLA:  COLÉGIO  PITÁGORAS

TENIS  DE  MESA  FEMININO  “ A “
MUNICÍPIO:  MARABÁ
NOME: BIANCA DE BRITO COSTA
ESCOLA:

TENIS  DE  MESA  MASCULINO  “ A “
MUNÍCIPIO: PARAUAPEBAS
NOME: LUCAS DE SOUZA SILVA
ESCOLA:

TENIS  DE  MESA  FEMININO  “ B “
MUNICÍPIO: PARAUAPEBAS
NOME: LAIENE CATARINA DOS SANTOS VIANA
ESCOLA: SISTEMA PITÁGORAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

TENIS  DE  MESA MASCULINO  “ B  “
MUNICÍPIO: PARAUAPEBAS
NOME: RAYLSON MOURA RIBEIRO
ESCOLA: COLÉGIO PITÁGORAS

Agradecimentos:


 A quem honra, honra...
A 4ª Unidade Regional de Educação manifesta sua gratidãoaos Servidores que não mediram esforços para realização do JEP’S em nossa cidade... e mais uma vez comprovamos a sabedoria de um adágio popular: “ A união faz a força”.

Aos professores de Educação Física:
Adriana Lage Miranda, CínthyaAmazonas  Tenório,Dourival Marques de Oliveira,Fernanda Pereira da Silva, Gentil Eduardo  Cardoso oliveira,Joecy Patrick Marques Coutinho,José Antonio Cezar da Silva,José de Carvalho Araujo Junior,Martha Helena Santana,Patricia do Socorro Silva Correa,Paulo Sergio de Andrade Alencar,Vanessa  Monteiro Costa,Salatiel  Aires, Shirley Lima Calandrini.

À equipe da4ª URE:
Cristina Leite, Lindalva Barros, LucivaniaGarreto, Elismara Freire, José Geraldo, Fábio Nunes, Marta Elenice, Punnom Perez, Jorge Salame Júnior, Adenilson Godinho, Leidiane Lobato, Rejane Barreto, Rose Padilha, Rosilene Sarges, Elinaldo Albuquerque, PatrickOliveira, Dona Lourdes, Deyvid Elton e Robenilde Lima.


À equipe de diretores :
AdaildeFarias
EEEMF Geraldo Veloso
EdnaDiniz
E E EM Acy Barros
Maria Neide Moraes
E EE M Liberdade

Francilete Almeida
E EE M Pequeno Príncipe

Janete Alves
E M E F Augusto Morbach

Raimundo da Paz
E M E F Martinho Mota

 Maria Aparecida Silva
EEEF Emília Ferrero

Vanderley Lopes
E EE M Plínio Pinheiro


Aos Parceiros:
4º Batalhão de Polícia Militar - 4º BPM
Corpo de Bombeiro
23ª Brigada de Infantaria e Selva
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Secretaria Municipal de Segurança Institucional
Êxito Ensino
Colégio Monte Castelo
Assembléia de Deus Ministério Madureira
                                          
                                                                                  Elaine Cristina Destéfani Silva - Diretora da 4ª URE




Adenilson Godinho é Técnico em Educação/ SEDUC

O resultado do SISU 2012 saiu hoje

Marabá, 25 de junho de 2012.
Por: Adenilson Godinho

Se você se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre do ano, já pode conferir a primeira chamada a partir de hoje (25/6). O resultado pode ser visto no Boletim de Acompanhamento de cada candidato, pelo www.sisu.mec.gov.br. Também é possível conferir nas instituições de ensino cadastradas ou pelo telefone do Ministério da Educação (Mec): 0800-616161.

Atenção Estudantes de Marabá e região

Quem passar em primeira chamada tem que fazer matrícula entre 29/6 e 9/7 nas instituições. O período foi ampliado (antes era de dois dias) por causa da greve de professores e servidores técnico-administrativos.

Foram mais de 642 mil inscritos para disputar mais de 30 mil vagas oferecidas em universidades de diversos estados. A instituição mais procurada foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mais de 152 mil inscritos.

2ª Chamada será no mês de julho

O resultado da segunda chamada está previsto para 13/7. Quem não for selecionado em primeira ou segunda chamada ainda pode ficar numa lista de espera para vagas remanescentes. A escolha pela lista de espera pode ser feita entre 13 e 19/7.
O Sisu utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos para instituições de ensino superior. Fique atento e confira o seu resultado.






Postado por Adenilson Godinho – 4ª URE

Jogos Estudantis Paraenses em Marabá

Marabá: Palco do Esporte Estudantil.
Marabá, 22 de junho de 2012.
Texto e Postagem: Adenilson Godinho - 4ª URE 
 



























Intercâmbio Esportivo

Marabá está sendo palco do maior intercâmbio esportivo estudantil paraense, o JEP’S 2012. A abertura dos jogos aconteceu na quarta feira (20), no Ginásio Olímpico Renato Veloso da Nova Marabá e contou com a presença de inúmeras autoridades como: o Secretário Adjunto de Logística Escolar/SEDUC, José Croelhas, a Diretora da 4ª URE, Elaine Cristina Destéfani Silva, a representante do Núcleo de Esporte e Lazer - NEL, Vera Lúcia Borborema, o Secretário Municipal de Cultura, Melquíades Justiniano, o Pastor da Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira, Wladimir Fernandes da Costa, além de massiva participação estudantil de 19 delegações municipais de estudantes do sul e sudeste paraense.

Municípios Participantes

Entre os municípios que integram o JEP’S 2012, nesta etapa regional em Marabá, confirmaram presença os municípios de Anapu, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia, Jacundá, Itupiranga, Nova Ipixuna, Ourilândia, Pacajá, Parauapebas, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, Tucurui, Tucumã e Xinguara.

Modalidades

Entre as modalidades do certame estudantil destacam-se o handebol, Futsal, Basquete, Vôlei, Xadrez e Tênis de Mesa. Os jogos estão sendo realizados em três núcleos da cidade, acontecendo nos seguintes locais: Ginásio Olímpico Municipal da Folha 16, Ginásio Ozorinho, no Núcleo Marabá Pioneira e na Quadra Poliesportiva da Escola Irmã Theodora, Bairro Laranjeira e no Ginásio Dequinha, núcleo Cidade Nova.



Emoção e espírito competidor a cada disputa

"O esporte aproxima os estudantes, dando oportunidades de sociabilidade e integração. A cada disputa se percebe o respeito mútuo entre os atletas"
 A frase é do Pofessor Isaías Bonfim - Coordenador Técnico do JEP'S



Esporte: Motivação e Integração entre equipes



As disputas foram sempre regadas a intensa emoção e espírito competidor, mas sempre com elevado respeito entre as equipes municipais. A realização desta etapa regional em Marabá foi considerada pelos coordenadores e técnico de apoio, como um sucesso de público e de participação estudantil. "Gostariamos de agradecer a todos os os profissionais envolvidos na realização do JEP's. Sem o apoio destes colaboradores, certamente, não alcançariamos os objetivos estabelecidos na natureza do evento", declarou Isaías Bonfim - Coordenador Técnico do JEP's 2012.

Postado por: Adenilson Godinho

Semana do Bebê em Marabá chega a reta final


Público na Praça da Liberdade prestigiou massivamente a I Semana Estadual do Bebe


Marabá, 14 de junho de 2012.

Por Adenilson Godinho
O objetivo da semana é conscientizar a família e os cuidadores da importância do desenvolvimento das crianças desde a concepção até os três anos de idade.
A novidade desta 1ª Edição da Semana Estadual do Bebê em Marabá foi a participação de profissionais da área médica e a inclusão de programas culturais na programação.
A programação contou com várias atividades, como seminários, palestras, apresentações culturais e também religiosas.



Caminhada Pela Paz e Não Violência
 A Caminhada pela Paz terá a participação de mães e bebês da comunidade. O cortejo acontecerá neta sexta-feira com concentração na Escola Municipal José Raimundo de Souza (proximo a Praça da Liberdade). A caminhada segue pela ruas do bairro Liberdade e retorna a Praça da Liberdade, onde também acontece atividades culturais.
A coordenação da Semana Estadual do Bebê em Marabá convida toda a comunidade a participar desta caminhada. Os interessados deverão se dirigir até a Praça do Bairro Liberdade, nesta sexta-feira, a partir das 17:00h, onde também acontecerão apresentações de Bandas de Fanfaras das Escolas do município.



"Sua participação nesta caminhada, será aguardada com muita alegria e entusiásmo. Vamos concientizar a comunidade a construir uma cultura de paz para nossas crianças. Venha prestigiar!"

Declarou, Marcia Roberta - Coordenadora do evento em Marabá.


Texto e postagem: Adenilson Godinho.

1ª Semana do Bebê em Marabá

Propaz realiza palestra sobre Proteção Social e Prevenção a violência Sexual. Na foto: a Socióloga Teodora em debate com gestores municipais e estudantes.
A 1ª Semana Estadual do Bebê mobiliza a comunidade marabaense no 1° dia de atividades no município.


Segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por: Adenilson Godinho

Esta segunda-feira (11) foi um dia de muita movimentação na Escola Municipal “Raimundo José de Souza”, no Bairro da Liberdade. A ação intitulada “1ª Semana Estadual do Bebê” visa promover a participação das Secretarias de Governo do Estado do Pará na organização e execução de ações de proteção e cuidados a mamães e bebês, além de vários outros atendimentos à comunidades carentes  em cinco municípios pólos do Pará como: Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Soure, no período de 10 a 15 de junho.

Convite à comunidade

A Coordenadora da 1ª Semana Estadual do Bebê, Márcia Roberta Martinez convida toda a comunidade marabaense a participar deste projeto de grande importância para a mães e bebês de toda a grande Marabá. Segundo a Márcia Roberto, está é uma grande oportunidade que o Governo do Estado e o UNICEF estão oferecendo para uma mudança social e cultural no diz respeito ao cuidado e a proteção deste importante momento da vida para milhares de mães e futuras mamães paraenses.

“A comunidade deve participar dos atendimentos e das oficinas que estão sendo oferecidas durante toda essa semana que vai de 10 a 15 de junho. Precisamos que um número sempre maior de mães fiquem informadas sobre a saúde do bebê que é o bem mais precioso para futuro da sociedade. Estamos de braços abertos para recebê-las e reforço que temos várias equipes de profissionais de saúde, entre outros especialistas para atendimento cidadão. Venham precisamos de vocês para que juntos possamos cuidar melhor de nossas crianças.”

Declarou Marcia Roberta - Coordenadora da ação em Marabá.

Local de atendimento

Escola Municipal “Raimundo José de Souza”, Bairro da Liberdade (ao lado da Praça da Liberdade.

Horário de 8h às 17h

 




"Venham Participar! Vamos cuidar melhor de nosso bem mais valioso – as nossas crianças".

 Equipe do PROPAZ



Fotos, texto e postagem: Adenilson Godinho

MAIS INFORMES SOBRE O ENEM 2012

No dia 31/06,às 9h da manhã, no Auditório da EEEM. Plínio Pinheiro ocorreu uma reunião com a técnica do NUPPAE, Simone Palheta sobre o Enem edição 2012, a mesma discorreu sobre a importância do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. O Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – Secretarias Estaduais de Educação, os Institutos Federais e os Centros federais. A técnica deu ênfase a Certificação de jovens e adultos no ensino médio orientando os gestores a esclarecer aos alunos decomo preencherem adequadamente a ficha de inscrição. Seguem abaixo os principais informessobre como adquirir a Certificação através do exame: 

 Pode fazer a inscrição toda e qualquer pessoa que tiver completado 18 anos ou for completar um dia antes de fazer a prova.

 Quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio. 

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. 

O aluno do 1º e 2º ano ou concluinte da Rede Pública solicita Declaração de Carência para não pagar. 

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa até o dia 15 de junho às 23h59m, no horário oficial de Brasília.

 As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. 

O aluno que vai fazer o Enem para Certificaçãodeve estaratento no ato da inscrição, veja o exemplo abaixo: 

 1º Passo - o aluno vai escolher um dos 03 últimos itens.  
2º Passo – escolher a Instituição em que vai sair o certificado, no caso, a SEDUC.

 Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que no ato da inscrição indicaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como instituição certificadora, poderão ter acesso a declaração de conclusão do Ensino Médio no site da www.seduc.pa.gov.br. Veja exemplo abaixo: 

    3º Passo – acesse o portal do aluno e clique em Certificação Enem 2012.
     4º Passo- Informe o seu CPF e clique em entrar.
 No ato da impressão da declaração, o candidato deverá observar os seguintes requisitos, estabelecidos na Portaria da edição 2012: ter 18 anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, objeto da avaliação do exame e atingido o mínimo de 500 pontos na prova de Redação. 

 Após a impressão da declaração, os candidatos de Belém e Região Metropolitana deverão dirigir-se ao Centro de Estudos Supletivos Professor Luiz Otávio Pereira – CES (antigo DESU), localizado na Avenida Gentil Bitencourt, atrás do Colégio Augusto Meira, no bairro de São Braz. 

 Os estudantes que residem em outras regiões do Estado deverão dirigir-se a 4ª Unidade Regional de Educação, apresentando os seguintes documentos:

Cópia da declaração de conclusão do ensino médio, através do Enem, emitido no site da Seduc; 
• Cópia da carteira de identidade e CPF; 
 • Comprovante de residência e contato de telefone.

Texto: Cristina Leite – Setor Pedagógico 

MEC divulga Programa de Expansão da oferta de vagas nos cursos de medicina para Marabá


Quarta-feira, 06 de junho de 2012

 Ministro anuncia abertura de vagas para o curso de Medicina em Marabá.

O aumento da oferta de vagas em cursos de medicina no país foi o assunto desta quarta-feira (6), no programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministro, serão abertas 2.415 vagas em cursos já existentes e em outros a serem criados, tanto na rede pública federal de educação superior quanto em instituições particulares.

“Estamos prevendo que nos próximos dois anos todas essas vagas já estejam sendo ofertadas”, disse o ministro. “Essa é a nossa meta.” Declarou Mercadante.

Essa expansão significa aumento de 15% no número de vagas. Este ano, será ofertada pelo menos a metade das 800 vagas criadas em instituições particulares de ensino. Nas universidades federais, cerca de 30% das 1.615 vagas abertas devem ser oferecidas ainda este ano. A expansão na rede pública concentra-se principalmente no Nordeste, onde há carência de cursos e de médicos. Quase a metade das vagas em cursos novos será aberta na região.

A contratação de professores será realizada por meio de concurso público. “Estimamos a necessidade de 1.618 novos docentes para essa expansão na rede pública”, disse Mercadante. Segundo ele, a expansão é necessária porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. Essa relação, no Brasil, é de 1,8 médicos para cada mil habitantes — precisaria chegar a 2,5 em 2020. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

“Mesmo com a expansão, não atingiremos essa meta”, admitiu o ministro. “Ficamos muitas décadas sem abrir vagas em medicina".

Vagas para Marabá

No norte o destaque da entrevista com o Ministro da Educação enfoca o município de Marabá, no sudeste do Estado do Pará, como um dos municípios que será beneficiado com expansão das vagas para o curso de medicina. Mercadante afirma que serão disponibilizadas 60 vagas para a Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Marabá. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013 e já contarão com o resultado do ENEM 2012.

“Sem dúvida, uma notícia que deve ser festejada por todos nós que fazemos educação em toda região sul e sudeste do Estado. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013, o que deve incentivar o esforço de estudantes de toda a região a se empenharem, ainda mais, nos estudos pela conquista de uma vaga”.

 A declaração vem do Pôster oficial do Site da 4ª URE, Adenilson Godinho.

Mais informações:

Postado por: Adenilson Godinho/ Setor Pedagógico   

FORMAÇÃO 2012

Professores em momento de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
4ª URE realiza Formação de Professores em Contexto de Trabalho para Docentes da Rede Estadual de Ensino. 

Texto e Postagem: Adenilson Godinho/ 4ª URE- Marabá

"Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”
Aconteceu na ultima sexta-feira (25), a Formação de Professores ministrantes das disciplinas: Linguagem e seus Códigos, Filosofia, Geografia, História, Biologia, Física, Matemática e Química. A Formação foi realizada em 4 Escolas da Rede Estadual de Ensino: “Acy de Jesus Barros” (Cidade Nova), “Dr. Geraldo Veloso” (Novo Horizonte), “Plínio Pinheiro” (Marabá Pioneira) e “Rio Tocantins/CAIC e NTE” (Nova – Marabá). As escolas cederam os seus auditórios e laboratórios para o desenvolvimento das atividades planejadas para serem trabalhadas com os professores inscritos na formação.

Em Marabá, mais de 200 professores participaram desta formação, incluindo professores vindos de vários municípios vizinhos como: Abel Figueiredo, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga. Os professores participaram de várias atividades didático-pedagógicas, palestras e debates, cujos objetivos visam o melhoramento da prática de ensino e, sobretudo, que as aulas possam despertar o interesse do aluno para a leitura e o universo das ciências, com ganhos significativos e duradouros para Educação paraense.


                                            Foto: Adenilson Godinho)
Palestras e debates a nivel acadêmicos a cada encontro
As formações tem sido um importante instrumento de renovação e aprimoramento das práticas pedagógicas, com a intenção de colocar o professor e a escola em harmonia com o mundo das tecnologias e das novas linguagens que se estabelecem como elo de comunicação entre a sala de aula e toda a sua complexa e dinâmica realidade que a cerca, ou seja, as conexões entre o universo da escola e a sociedade moderna do século XXI.


“Nos que compomos a Equipe de Formação da 4ª URE estamos convictos da importância e do papel das formações para uma mudança profunda no melhoramento do atendimento educacional. Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”.

Declarou a Coordenadora do Setor Pedagógico Robenilde Lima.

Formação: Instrumento de renovação e perspectivas para Escola, Professores e Alunos.
Para os Coordenadores Pedagógicos e os Professores Articuladores envolvidos na formação, é possível explorar substantivamente a capacidade dos professores em criar vínculos inter e multidisciplinares, partindo de temas e assuntos debatidos na sala de aula – Tematização da Prática.

Assim, a própria realidade social a que a escola pertence pode ser redimensionada sob um olhar pedagógico em que se podem identificar e trabalhar elementos de disciplinas como: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, Química, Matemática, enfim, de acordo com os professores, é possível vincular inúmeras disciplinas e instigar os alunos perceberem tais relações interdisciplinares, por exemplo. Esta visão, segundo os professores, propicia novas perspectivas e outros olhares sobre um mesmo assunto, principalmente, nos alunos que são o foco principal do trabalho pedagógico.
Locais das atividades da formação
Professores realizando experimentos (Foto: Adenilson Godinho)
As atividades como: Experimentos Científicos em Laboratório, Palestras e Debates aconteceram de acordo com os planos de atividades desenvolvidos pelos Professores Articuladores e a Equipe Técnico-Pedagógica de Formação da Regional 4 de Ensino, cujos locais de ministrações foram gentilmente disponibilizados pelos gestores escolares, parceiros das formações. Na foto, ao lado, você observa os professores de biologia em momento de experimentos  na formação.

Escola 01 - E.E.E.M. Acy de Jesus Barros – Bairro Cidade Nova

Formação: Biologia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Biologia do Ensino Médio.
Professora Articuladora: Simone Oliveira
Professora Colaborador: Hildemarques dos Santos Alves

Objetivos da Formação: Colocar em discussão as novas perspectivas do ensino da Biologia

Objetivos de Aprendizagem:
Elaborar recursos didáticos para minimizar a abstração de alguns conteúdos no ensino de Biologia;
Utilizar jogos didáticos que possam contribuir de maneira efetiva na construção do conhecimento do ensino de Biologia.

Materiais utilizados:
Texto: Darwin e as inteligências múltiplas- Celso Antunes
Vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

1ª Atividade:
Exibição e discussão a respeito dos vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

2ª Atividade:
Elaboração de recursos didáticos. Para esta atividade, os professores foram divididos em 04 grupos para realização de experimentos e a confecção de recursos didáticos a partir dos seguintes textos:

·         Grupo 1: A Procura da Vitamina C
·         Grupo 2: Ácidos nucléicos: como entender isso?
·         Grupo 3: Pigmentos Vegetais
·         Grupo 4:  Perfil da Genética

3ª Atividade:
Explanação dos recursos didáticos e experimentos produzidos pelos grupos.

Professores em atenção a cada explanação de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
Escola 02 - E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC e NTE – Bairro Nova – Marabá 
Formação: Matemática/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Matemática e Física do Ensino Médio
Professor Articulador: Wendel de Deus Matos
Professor Colaborador: Edilson Gomes de Souza

Objetivo da Formação:
Ampliar o conhecimento dos professores no uso de software educativo na área de exatas como subsidio da pratica pedagógica.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Propiciar aos professores uma experiência de investigação matemática que possa subsidiar uma análise coletiva das potencialidades do uso do GeoGebra e da realização de tarefas investigativas como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Matemática Básica;
  • Produzir material para sistematizar e avaliar a aprendizagem de matemática em um processo investigativo;
  • Aprofundar o estudo do próprio conteúdo matemático em questão: ENEM.
Materiais a serem utilizados:
Data show
Software  GeoGebra
Slides
Textos digitalizados

Formação: 1ª Parte/ Manhã
1ª Atividade:
Acolhimento - Formador
Apresentação do Roteiro
Combinados
Momento Cultural
2ª Atividade:
Apresentação da temática
Texto sobre as TICs.
Só Aplauso – Reportagem de Salman Khan, Revista Veja, 15/06/2011.
3ª Atividade:
Software Geogebra.
Uso das ferramentas (construções básicas mostradas pelo formador)
Slide, Vídeo e discussão.
4ª Atividade:
Divisão em grupos para estudo de funções.
Tarefa: montar envelopes com os vídeos referentes a uma dada atividade e distribuir para o grupo.
O professor realizará a tarefa com ajuda do vídeo e do formador.
Planejar uma aula de funções no Software Geogebra.
2ª Parte da Formação: Tarde
Trigonometria e Geometria
3ª Escola - E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso – Bairro Novo Horizonte
                                                                                                  (Foto: Adenilson Godinho)
Adesão e participação integral dos professores nas formações

Formação: Química/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Química do Ensino Médio
Professor Articulador: Cairo dos Reis Silva

Objetivo da Formação:
Colocar em discussão a aprendizagem significativa a partir das aulas práticas que são de fundamental importância para estabelecer relação entre o conhecimento teórico com o prático.
Debater sobre as aulas de química e estimular os professores há trabalharem com aulas práticas, utilizando experimentos de baixo custo.

Objetivos de Aprendizagem:
Analisar experimentos de baixo custo como instrumentos pedagógicos para professores que buscam reformular sua prática docente;
Compreender que através de experimentos de baixo custo, se pode aguçar a curiosidade dos alunos através de desafios práticos que o levam a desfrutar da química um pouco mais perto de si;
Relacionar os experimentos aos conteúdos estudados.
1ª Atividade:
Abertura
Momento cultural
Música: Química

2ª Atividade:
Exibição e discussão da vídeo aula – Professor Salman Khan
Debate sobre as didáticas utilizadas pelos professores em suas aulas.
3ª Atividade:
Leitura do texto – “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no estudante e na comunidade” de Eduardo de Campos Valadares.
Análise e discussão do texto.
4ª Atividade:
Formação de grupos para desenvolver os experimentos práticos.
Apresentação e explicação das atividades.
4ª Escola - E.E.E.M. Plínio Pinheiro – Bairro Marabá Pioneira

Formação: Linguagens e Códigos/ Ensino Médio
Participantes: Professores da área de Linguagens e códigos do Ensino Médio
Professor Articulador: Walmir Gomes da Silva

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos de diferentes gêneros e tipos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural: Vídeo – Jogo de Geri, Pixar
2ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “Ler devia ser proibido” de Guiomar Grammon
Leitura de textos e imagens.

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “O processamento da leitura” de Regina Lúcia Péret Dell'Isola;
Formação de grupos para estudo discussão e elaboração e apresentação de proposta de trabalho.
Formação: Filosofia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Filosofia do Ensino Médio
Professor Articulador: Patrick Oliveira da Costa

Objetivo da Formação:
Ressignificar a prática do ensino da Filosofia no ensino médio da rede pública estadual em Marabá.
Oportunizar o diálogo a respeito da leitura e escrita no contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Discutir o horizonte conceitual no qual a prática do ensino de Filosofia deve fundamentar-se.
Analisar as possibilidades da impressão de uma nova dinâmica no processo de leitura e escrita na disciplina Filosofia.
Debater possibilidades avaliativas valorizadoras do procedimento de análise dos textos filosóficos e da síntese de seus principais argumentos por meio de produção textual.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Boas vindas
Momento cultural
Tempo previsto: 30 minutos.
2ª Atividade:
Exibição do filme “Um cão andaluz”
Discussão acerca de possíveis vieses interpretativos para o filme.
Tempo previsto: 60 minutos
3ª Atividade:
Leitura e discussão a respeito de trechos das Meditações Metafísicas – Renée Descartes.
Tempo previsto: 60 minutos
4ª Atividade:
Divisão do grupo maior em pequenos grupos para a leitura de Trechos da Genealogia Moral.
Socialização dos questionamentos e conclusões obtidos através da leitura.
Tempo previsto: 60 a 120 minutos
2ª Parte da Formação: Tarde
5ª Atividade
Momento cultural: recepção dos professores com voz e violão (repertório surpresa)
Tempo previsto: 15 minutos
6ª Atividade:
Divisão do grande grupo em pequenos grupos para a leitura e discussão da introdução do livro Introdução à Hermenêutica Filosófica, de Jean Grondin.
Tempo previsto: 60 minutos
Apresentação das conclusões e questionamentos alcançados pelo grupo (apenas uma pessoa de cada grupo desempenhará tal tarefa)
Tempo previsto: 45 minutos
7ª Atividade:
Os mesmos grupos formados para a 6ª atividade elaborarão, com base no material fornecido e em seu arcabouço conceitual, seis questões de uma possível prova: três questões de múltipla escolha, e três questões discursivas.
Tempo previsto: 45 minutos
Socialização das questões elaboradas.
Tempo previsto: 75 minutos

Formação: Geografia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Geografia do Ensino Médio
Professor Articulador: Luciano Laurindo dos Santos

Objetivo da Formação:
Discutir e explorar a cartografia como ferramenta viável de construção e estímulo na prática de ensino da geografia.

Objetivos da Formação:
Apresentar a fundamentação teórica que justifica o estudo da cartografia;
Subsidiar os professores com propostas de inserção de recursos cartográficos, como instrumentos auxiliares e complementares no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar oportunidades aos professores para realizar experiências, de forma a construir cada conceito gradativamente e estimular a integração e a participação efetiva de ambos na construção do conhecimento.

1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural
Leitura do texto: Alfabetização cartográfica: um desafio para o ensino de geografia;
Vídeo: cartografia e novas linguagens no ensino de geografia
Socialização da atividade

2ª Atividade:
Slides sobre a fundamentação teórica da cartografia
Socialização da atividade

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Vídeo: Leitura de gráficos e tabelas
Socialização da atividade

4ª Atividade:
Sugestão de sites/blogs para pesquisa no ensino da cartografia;
Proposta para utilização das tecnologias espaciais: o uso do programa Google Heart na produção do conhecimento geográfico.
Formação: História/ Ensino Médio
Participantes: Professores de História do Ensino Médio
Professor Articulador: Moisés Pereira da Silva

TEMÁTICA: A Lei 10.639/03 – História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Compreender, a partir do contexto histórico brasileiro, e paraense, a importância da Lei 10.639/2003 enquanto resultado das políticas afirmativas do governo.
Problematizar os desafios à efetivação da Lei tendo como referências a formação docente e o material didático disponível nas escolas.
Partilhar experiências docentes referentes à temática.
Construir coletivamente alternativas que viabilizem e, ou, facilitem o ensino de história da África e a valorização da cultura afro-brasileira.

1ª Parte da Formação: Manhã
Momento Cultural – Áudio: Mama África (Chico César).
Devolutiva: apresentação da temática.
Leitura em grupo do texto: História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.
Lanche
Socialização das discussões em grupo.
Encaminhamentos

2ª Parte da Formação: Tarde
Momento Cultural – Vinícius de Moraes: O canto de Oxum
Vídeo - A História Única
Diálogo sobre o vídeo
Análise do Livro didático
Socialização
Encaminhamentos e avaliação do encontro: preenchimento do instrumental de avaliação.

AGRADECIMENTOS


 "Agradecemos ao apoio de todas as instituições e profissionais que dedicaram empenho e parceria para que realizassemos com sucesso esta ultima formação de professores deste semestre. Esperamos poder contar com o apoio nas próximas formações que virão. A todos o nosso muito obrigado!".
 Equipe de Formação/ 4ª URE
Parceiros:
Centro Integrado de Ensino/ ÊXITO
Grupo FUTURO Educacional
Prof. Hildemarques dos Santos Alves / Biologia 
Prof. José Rodrigues de Sales/  Matemática
Prof. Edilson Gomes de Souza/ Matemática 
Profa. Edna Maria Diniz Pimenta – Diretora da E.E.E.M. Acy de Jesus Barros
Profa. Hellen Nyde da Silva e Souza – Diretora da E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC
Profa. Luciléia Rodrigues – Coordenadora do  NTE/ Escola Rio Tocantins - CAIC
Profa. Adailde Farias – Diretora da E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso 
Vanderlei Lopes Barros – Diretor da E.E.E.M. Plínio Pinheiro