MAIS INFORMES SOBRE O ENEM 2012

No dia 31/06,às 9h da manhã, no Auditório da EEEM. Plínio Pinheiro ocorreu uma reunião com a técnica do NUPPAE, Simone Palheta sobre o Enem edição 2012, a mesma discorreu sobre a importância do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. O Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – Secretarias Estaduais de Educação, os Institutos Federais e os Centros federais. A técnica deu ênfase a Certificação de jovens e adultos no ensino médio orientando os gestores a esclarecer aos alunos decomo preencherem adequadamente a ficha de inscrição. Seguem abaixo os principais informessobre como adquirir a Certificação através do exame: 

 Pode fazer a inscrição toda e qualquer pessoa que tiver completado 18 anos ou for completar um dia antes de fazer a prova.

 Quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio. 

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. 

O aluno do 1º e 2º ano ou concluinte da Rede Pública solicita Declaração de Carência para não pagar. 

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa até o dia 15 de junho às 23h59m, no horário oficial de Brasília.

 As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. 

O aluno que vai fazer o Enem para Certificaçãodeve estaratento no ato da inscrição, veja o exemplo abaixo: 

 1º Passo - o aluno vai escolher um dos 03 últimos itens.  
2º Passo – escolher a Instituição em que vai sair o certificado, no caso, a SEDUC.

 Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que no ato da inscrição indicaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como instituição certificadora, poderão ter acesso a declaração de conclusão do Ensino Médio no site da www.seduc.pa.gov.br. Veja exemplo abaixo: 

    3º Passo – acesse o portal do aluno e clique em Certificação Enem 2012.
     4º Passo- Informe o seu CPF e clique em entrar.
 No ato da impressão da declaração, o candidato deverá observar os seguintes requisitos, estabelecidos na Portaria da edição 2012: ter 18 anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, objeto da avaliação do exame e atingido o mínimo de 500 pontos na prova de Redação. 

 Após a impressão da declaração, os candidatos de Belém e Região Metropolitana deverão dirigir-se ao Centro de Estudos Supletivos Professor Luiz Otávio Pereira – CES (antigo DESU), localizado na Avenida Gentil Bitencourt, atrás do Colégio Augusto Meira, no bairro de São Braz. 

 Os estudantes que residem em outras regiões do Estado deverão dirigir-se a 4ª Unidade Regional de Educação, apresentando os seguintes documentos:

Cópia da declaração de conclusão do ensino médio, através do Enem, emitido no site da Seduc; 
• Cópia da carteira de identidade e CPF; 
 • Comprovante de residência e contato de telefone.

Texto: Cristina Leite – Setor Pedagógico 

0 comentários:

Postar um comentário