FORMAÇÃO 2012

Professores em momento de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
4ª URE realiza Formação de Professores em Contexto de Trabalho para Docentes da Rede Estadual de Ensino. 

Texto e Postagem: Adenilson Godinho/ 4ª URE- Marabá

"Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”
Aconteceu na ultima sexta-feira (25), a Formação de Professores ministrantes das disciplinas: Linguagem e seus Códigos, Filosofia, Geografia, História, Biologia, Física, Matemática e Química. A Formação foi realizada em 4 Escolas da Rede Estadual de Ensino: “Acy de Jesus Barros” (Cidade Nova), “Dr. Geraldo Veloso” (Novo Horizonte), “Plínio Pinheiro” (Marabá Pioneira) e “Rio Tocantins/CAIC e NTE” (Nova – Marabá). As escolas cederam os seus auditórios e laboratórios para o desenvolvimento das atividades planejadas para serem trabalhadas com os professores inscritos na formação.

Em Marabá, mais de 200 professores participaram desta formação, incluindo professores vindos de vários municípios vizinhos como: Abel Figueiredo, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga. Os professores participaram de várias atividades didático-pedagógicas, palestras e debates, cujos objetivos visam o melhoramento da prática de ensino e, sobretudo, que as aulas possam despertar o interesse do aluno para a leitura e o universo das ciências, com ganhos significativos e duradouros para Educação paraense.


                                            Foto: Adenilson Godinho)
Palestras e debates a nivel acadêmicos a cada encontro
As formações tem sido um importante instrumento de renovação e aprimoramento das práticas pedagógicas, com a intenção de colocar o professor e a escola em harmonia com o mundo das tecnologias e das novas linguagens que se estabelecem como elo de comunicação entre a sala de aula e toda a sua complexa e dinâmica realidade que a cerca, ou seja, as conexões entre o universo da escola e a sociedade moderna do século XXI.


“Nos que compomos a Equipe de Formação da 4ª URE estamos convictos da importância e do papel das formações para uma mudança profunda no melhoramento do atendimento educacional. Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”.

Declarou a Coordenadora do Setor Pedagógico Robenilde Lima.

Formação: Instrumento de renovação e perspectivas para Escola, Professores e Alunos.
Para os Coordenadores Pedagógicos e os Professores Articuladores envolvidos na formação, é possível explorar substantivamente a capacidade dos professores em criar vínculos inter e multidisciplinares, partindo de temas e assuntos debatidos na sala de aula – Tematização da Prática.

Assim, a própria realidade social a que a escola pertence pode ser redimensionada sob um olhar pedagógico em que se podem identificar e trabalhar elementos de disciplinas como: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, Química, Matemática, enfim, de acordo com os professores, é possível vincular inúmeras disciplinas e instigar os alunos perceberem tais relações interdisciplinares, por exemplo. Esta visão, segundo os professores, propicia novas perspectivas e outros olhares sobre um mesmo assunto, principalmente, nos alunos que são o foco principal do trabalho pedagógico.
Locais das atividades da formação
Professores realizando experimentos (Foto: Adenilson Godinho)
As atividades como: Experimentos Científicos em Laboratório, Palestras e Debates aconteceram de acordo com os planos de atividades desenvolvidos pelos Professores Articuladores e a Equipe Técnico-Pedagógica de Formação da Regional 4 de Ensino, cujos locais de ministrações foram gentilmente disponibilizados pelos gestores escolares, parceiros das formações. Na foto, ao lado, você observa os professores de biologia em momento de experimentos  na formação.

Escola 01 - E.E.E.M. Acy de Jesus Barros – Bairro Cidade Nova

Formação: Biologia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Biologia do Ensino Médio.
Professora Articuladora: Simone Oliveira
Professora Colaborador: Hildemarques dos Santos Alves

Objetivos da Formação: Colocar em discussão as novas perspectivas do ensino da Biologia

Objetivos de Aprendizagem:
Elaborar recursos didáticos para minimizar a abstração de alguns conteúdos no ensino de Biologia;
Utilizar jogos didáticos que possam contribuir de maneira efetiva na construção do conhecimento do ensino de Biologia.

Materiais utilizados:
Texto: Darwin e as inteligências múltiplas- Celso Antunes
Vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

1ª Atividade:
Exibição e discussão a respeito dos vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

2ª Atividade:
Elaboração de recursos didáticos. Para esta atividade, os professores foram divididos em 04 grupos para realização de experimentos e a confecção de recursos didáticos a partir dos seguintes textos:

·         Grupo 1: A Procura da Vitamina C
·         Grupo 2: Ácidos nucléicos: como entender isso?
·         Grupo 3: Pigmentos Vegetais
·         Grupo 4:  Perfil da Genética

3ª Atividade:
Explanação dos recursos didáticos e experimentos produzidos pelos grupos.

Professores em atenção a cada explanação de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
Escola 02 - E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC e NTE – Bairro Nova – Marabá 
Formação: Matemática/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Matemática e Física do Ensino Médio
Professor Articulador: Wendel de Deus Matos
Professor Colaborador: Edilson Gomes de Souza

Objetivo da Formação:
Ampliar o conhecimento dos professores no uso de software educativo na área de exatas como subsidio da pratica pedagógica.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Propiciar aos professores uma experiência de investigação matemática que possa subsidiar uma análise coletiva das potencialidades do uso do GeoGebra e da realização de tarefas investigativas como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Matemática Básica;
  • Produzir material para sistematizar e avaliar a aprendizagem de matemática em um processo investigativo;
  • Aprofundar o estudo do próprio conteúdo matemático em questão: ENEM.
Materiais a serem utilizados:
Data show
Software  GeoGebra
Slides
Textos digitalizados

Formação: 1ª Parte/ Manhã
1ª Atividade:
Acolhimento - Formador
Apresentação do Roteiro
Combinados
Momento Cultural
2ª Atividade:
Apresentação da temática
Texto sobre as TICs.
Só Aplauso – Reportagem de Salman Khan, Revista Veja, 15/06/2011.
3ª Atividade:
Software Geogebra.
Uso das ferramentas (construções básicas mostradas pelo formador)
Slide, Vídeo e discussão.
4ª Atividade:
Divisão em grupos para estudo de funções.
Tarefa: montar envelopes com os vídeos referentes a uma dada atividade e distribuir para o grupo.
O professor realizará a tarefa com ajuda do vídeo e do formador.
Planejar uma aula de funções no Software Geogebra.
2ª Parte da Formação: Tarde
Trigonometria e Geometria
3ª Escola - E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso – Bairro Novo Horizonte
                                                                                                  (Foto: Adenilson Godinho)
Adesão e participação integral dos professores nas formações

Formação: Química/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Química do Ensino Médio
Professor Articulador: Cairo dos Reis Silva

Objetivo da Formação:
Colocar em discussão a aprendizagem significativa a partir das aulas práticas que são de fundamental importância para estabelecer relação entre o conhecimento teórico com o prático.
Debater sobre as aulas de química e estimular os professores há trabalharem com aulas práticas, utilizando experimentos de baixo custo.

Objetivos de Aprendizagem:
Analisar experimentos de baixo custo como instrumentos pedagógicos para professores que buscam reformular sua prática docente;
Compreender que através de experimentos de baixo custo, se pode aguçar a curiosidade dos alunos através de desafios práticos que o levam a desfrutar da química um pouco mais perto de si;
Relacionar os experimentos aos conteúdos estudados.
1ª Atividade:
Abertura
Momento cultural
Música: Química

2ª Atividade:
Exibição e discussão da vídeo aula – Professor Salman Khan
Debate sobre as didáticas utilizadas pelos professores em suas aulas.
3ª Atividade:
Leitura do texto – “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no estudante e na comunidade” de Eduardo de Campos Valadares.
Análise e discussão do texto.
4ª Atividade:
Formação de grupos para desenvolver os experimentos práticos.
Apresentação e explicação das atividades.
4ª Escola - E.E.E.M. Plínio Pinheiro – Bairro Marabá Pioneira

Formação: Linguagens e Códigos/ Ensino Médio
Participantes: Professores da área de Linguagens e códigos do Ensino Médio
Professor Articulador: Walmir Gomes da Silva

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos de diferentes gêneros e tipos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural: Vídeo – Jogo de Geri, Pixar
2ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “Ler devia ser proibido” de Guiomar Grammon
Leitura de textos e imagens.

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “O processamento da leitura” de Regina Lúcia Péret Dell'Isola;
Formação de grupos para estudo discussão e elaboração e apresentação de proposta de trabalho.
Formação: Filosofia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Filosofia do Ensino Médio
Professor Articulador: Patrick Oliveira da Costa

Objetivo da Formação:
Ressignificar a prática do ensino da Filosofia no ensino médio da rede pública estadual em Marabá.
Oportunizar o diálogo a respeito da leitura e escrita no contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Discutir o horizonte conceitual no qual a prática do ensino de Filosofia deve fundamentar-se.
Analisar as possibilidades da impressão de uma nova dinâmica no processo de leitura e escrita na disciplina Filosofia.
Debater possibilidades avaliativas valorizadoras do procedimento de análise dos textos filosóficos e da síntese de seus principais argumentos por meio de produção textual.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Boas vindas
Momento cultural
Tempo previsto: 30 minutos.
2ª Atividade:
Exibição do filme “Um cão andaluz”
Discussão acerca de possíveis vieses interpretativos para o filme.
Tempo previsto: 60 minutos
3ª Atividade:
Leitura e discussão a respeito de trechos das Meditações Metafísicas – Renée Descartes.
Tempo previsto: 60 minutos
4ª Atividade:
Divisão do grupo maior em pequenos grupos para a leitura de Trechos da Genealogia Moral.
Socialização dos questionamentos e conclusões obtidos através da leitura.
Tempo previsto: 60 a 120 minutos
2ª Parte da Formação: Tarde
5ª Atividade
Momento cultural: recepção dos professores com voz e violão (repertório surpresa)
Tempo previsto: 15 minutos
6ª Atividade:
Divisão do grande grupo em pequenos grupos para a leitura e discussão da introdução do livro Introdução à Hermenêutica Filosófica, de Jean Grondin.
Tempo previsto: 60 minutos
Apresentação das conclusões e questionamentos alcançados pelo grupo (apenas uma pessoa de cada grupo desempenhará tal tarefa)
Tempo previsto: 45 minutos
7ª Atividade:
Os mesmos grupos formados para a 6ª atividade elaborarão, com base no material fornecido e em seu arcabouço conceitual, seis questões de uma possível prova: três questões de múltipla escolha, e três questões discursivas.
Tempo previsto: 45 minutos
Socialização das questões elaboradas.
Tempo previsto: 75 minutos

Formação: Geografia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Geografia do Ensino Médio
Professor Articulador: Luciano Laurindo dos Santos

Objetivo da Formação:
Discutir e explorar a cartografia como ferramenta viável de construção e estímulo na prática de ensino da geografia.

Objetivos da Formação:
Apresentar a fundamentação teórica que justifica o estudo da cartografia;
Subsidiar os professores com propostas de inserção de recursos cartográficos, como instrumentos auxiliares e complementares no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar oportunidades aos professores para realizar experiências, de forma a construir cada conceito gradativamente e estimular a integração e a participação efetiva de ambos na construção do conhecimento.

1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural
Leitura do texto: Alfabetização cartográfica: um desafio para o ensino de geografia;
Vídeo: cartografia e novas linguagens no ensino de geografia
Socialização da atividade

2ª Atividade:
Slides sobre a fundamentação teórica da cartografia
Socialização da atividade

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Vídeo: Leitura de gráficos e tabelas
Socialização da atividade

4ª Atividade:
Sugestão de sites/blogs para pesquisa no ensino da cartografia;
Proposta para utilização das tecnologias espaciais: o uso do programa Google Heart na produção do conhecimento geográfico.
Formação: História/ Ensino Médio
Participantes: Professores de História do Ensino Médio
Professor Articulador: Moisés Pereira da Silva

TEMÁTICA: A Lei 10.639/03 – História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Compreender, a partir do contexto histórico brasileiro, e paraense, a importância da Lei 10.639/2003 enquanto resultado das políticas afirmativas do governo.
Problematizar os desafios à efetivação da Lei tendo como referências a formação docente e o material didático disponível nas escolas.
Partilhar experiências docentes referentes à temática.
Construir coletivamente alternativas que viabilizem e, ou, facilitem o ensino de história da África e a valorização da cultura afro-brasileira.

1ª Parte da Formação: Manhã
Momento Cultural – Áudio: Mama África (Chico César).
Devolutiva: apresentação da temática.
Leitura em grupo do texto: História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.
Lanche
Socialização das discussões em grupo.
Encaminhamentos

2ª Parte da Formação: Tarde
Momento Cultural – Vinícius de Moraes: O canto de Oxum
Vídeo - A História Única
Diálogo sobre o vídeo
Análise do Livro didático
Socialização
Encaminhamentos e avaliação do encontro: preenchimento do instrumental de avaliação.

AGRADECIMENTOS


 "Agradecemos ao apoio de todas as instituições e profissionais que dedicaram empenho e parceria para que realizassemos com sucesso esta ultima formação de professores deste semestre. Esperamos poder contar com o apoio nas próximas formações que virão. A todos o nosso muito obrigado!".
 Equipe de Formação/ 4ª URE
Parceiros:
Centro Integrado de Ensino/ ÊXITO
Grupo FUTURO Educacional
Prof. Hildemarques dos Santos Alves / Biologia 
Prof. José Rodrigues de Sales/  Matemática
Prof. Edilson Gomes de Souza/ Matemática 
Profa. Edna Maria Diniz Pimenta – Diretora da E.E.E.M. Acy de Jesus Barros
Profa. Hellen Nyde da Silva e Souza – Diretora da E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC
Profa. Luciléia Rodrigues – Coordenadora do  NTE/ Escola Rio Tocantins - CAIC
Profa. Adailde Farias – Diretora da E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso 
Vanderlei Lopes Barros – Diretor da E.E.E.M. Plínio Pinheiro


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