MEC divulga Programa de Expansão da oferta de vagas nos cursos de medicina para Marabá


Quarta-feira, 06 de junho de 2012

 Ministro anuncia abertura de vagas para o curso de Medicina em Marabá.

O aumento da oferta de vagas em cursos de medicina no país foi o assunto desta quarta-feira (6), no programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministro, serão abertas 2.415 vagas em cursos já existentes e em outros a serem criados, tanto na rede pública federal de educação superior quanto em instituições particulares.

“Estamos prevendo que nos próximos dois anos todas essas vagas já estejam sendo ofertadas”, disse o ministro. “Essa é a nossa meta.” Declarou Mercadante.

Essa expansão significa aumento de 15% no número de vagas. Este ano, será ofertada pelo menos a metade das 800 vagas criadas em instituições particulares de ensino. Nas universidades federais, cerca de 30% das 1.615 vagas abertas devem ser oferecidas ainda este ano. A expansão na rede pública concentra-se principalmente no Nordeste, onde há carência de cursos e de médicos. Quase a metade das vagas em cursos novos será aberta na região.

A contratação de professores será realizada por meio de concurso público. “Estimamos a necessidade de 1.618 novos docentes para essa expansão na rede pública”, disse Mercadante. Segundo ele, a expansão é necessária porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. Essa relação, no Brasil, é de 1,8 médicos para cada mil habitantes — precisaria chegar a 2,5 em 2020. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

“Mesmo com a expansão, não atingiremos essa meta”, admitiu o ministro. “Ficamos muitas décadas sem abrir vagas em medicina".

Vagas para Marabá

No norte o destaque da entrevista com o Ministro da Educação enfoca o município de Marabá, no sudeste do Estado do Pará, como um dos municípios que será beneficiado com expansão das vagas para o curso de medicina. Mercadante afirma que serão disponibilizadas 60 vagas para a Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Marabá. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013 e já contarão com o resultado do ENEM 2012.

“Sem dúvida, uma notícia que deve ser festejada por todos nós que fazemos educação em toda região sul e sudeste do Estado. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013, o que deve incentivar o esforço de estudantes de toda a região a se empenharem, ainda mais, nos estudos pela conquista de uma vaga”.

 A declaração vem do Pôster oficial do Site da 4ª URE, Adenilson Godinho.

Mais informações:

Postado por: Adenilson Godinho/ Setor Pedagógico   

0 comentários:

Postar um comentário