OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO NA ESCOLA SALOMÉ CARVALHO

Marabá - Pará, 28 de novembro de 2012
Por Prof. Adenilson Godinho

Projeto Jovem de Futuro começa a colher resultados na Escola Salomé Carvalho
 

O aluno José do Nascimento Silva falando sobre a oficina de vídeo
  Começou na última semana (22) na Escola Salomé Carvalho, a I Oficina de Produção de Vídeo. A Oficina é uma das ações que a escola apontou no Programa Ensino Médio Inovador/  Projeto Jovem de Futuro e tem como objetivo principal envolver os alunos numa atividade prática que pode ser o pontapé inicial para uma profissão envolvente e rentável.

Durante cinco semanas os participantes da oficina vão aprender sobre Roteiro, Técnicas de Filmagem, Edição e Finalização. Já na primeira semana os alunos perceberam que independente da profissão que eles resolvam trilhar será preciso dominar a leitura e a escrita, no caso da produção de vídeo isso ficou claro no momento de elaborar roteiros, perguntas para as entrevistas e OFFs das reportagens ou documentários.

O aluno José do Nascimento Silva expressou assim suas expectativas: “Aqui nós temos a oportunidade de aprender algo novo e que pode até virar uma profissão, só depende de nós e eu estou sentindo que a turma toda está com vontade.”

A culminância dos trabalhos dessa primeira turma acontecerá no dia 11 de Dezembro com uma mostra de vídeos curta-metragem na própria escola, na oportunidade serão exibidos vídeos que agreguem valores aos nossos alunos e também peças produzidas ao longo da oficina.  

Para o prof° Magno Barros (foto ao lado), diretor da escola e ministrante da oficina, essa é uma grande oportunidade ajudar na formação dos estudantes por meio da produção audiovisual:

“Um trabalho como esse ajuda o aluno a perceber verdadeiramente a aplicabilidade do conhecimento, ele entende que precisa se valer da escrita para produzir seus textos, da leitura para entender as situações do processo de produção e tudo isso fazendo algo prazeroso que é mexer com vídeos. Há ainda a possiblidade de tirarmos desse grupo futuros profissionais, e então a Escola Salomé Carvalho estaria dando uma “forcinha” para o currículo do Ensino Médio dando a ele um complemento à sua função propedêutica.”

O Projeto Jovem de Futuro

O Projeto Jovem de Futuro é uma parceria do Governo do Estado do Pará, através da SEDUC com o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco. O objetivo do projeto é melhorar substancialmente a proficiência dos alunos da rede estadual de ensino em lingua portuguesa e matemática, além de combater a evasão escolar por meio de atividades que tornem a escola mais atrativa para o educando.

Mais informação

facebookmagnobarros
Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação SEDUC 

0 comentários:

Postar um comentário