PROVA SIPAVE

Marabá - Pará, 03 de dezembro de 2012

Mais de 200 mil alunos da rede estadual serão avaliados a partir do dia 03


Mais de 200 mil alunos matriculados no 1º e 3º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino cujas escolas fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (Proemi/PJF) serão avaliados no período de 3 a 7 de dezembro. A avaliação, que tem como objetivo identificar o desempenho dos estudantes em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas em Língua Portuguesa e Matemática, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e Instituto Unibanco.

A avaliação compõe ações do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sipave) instituído em 2011, que tem como objetivo acompanhar e avaliar o desenvolvimento do PJF na rede estadual de ensino.


Os estudantes do 1º ano farão provas referentes a 2ª etapa da avaliação identificada como Avaliação Formativa. Em junho, foram aplicadas as provas referentes a 1ª etapa do projeto, denominada de avaliação diagnóstica, da qual participaram mais de 122 mil alunos do 1º ano de 47 escolas da Região Metropolitana de Belém e de 85 escolas do interior do Estado.

Já os 86.946 alunos do 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas da rede farão avaliação intitulada Linha de Base, que servirá para o diagnóstico de saída dos alunos da rede regular de ensino. As provas serão aplicadas nas 132 escolas inseridas no Programa, ciclo I, e compostas por 52 questões, sendo 26 de Língua Portuguesa e 26 de Matemática.

Segundo o coordenador do Ensino Médio, professor Cláudio Trindade, os resultados obtidos servirão como parâmetro para todas as escolas inseridas no PJF. “ Esta avaliação servirá para traçar ações definidas, todas visando a melhoria na proficiência das provas de Língua Portuguesa e Matemática, que irão compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de diminuir a evasão escolar”, ratifica o coordenador.

Além de compor a nota do Ideb, os resultados da avaliação servirão para: fornecer subsídios para a correção de políticas educacionais; avaliar a qualidade do ensino; desenvolver uma cultura de avaliação que envolva toda a comunidade escolar; contribuir para a qualificação do ensino oferecido por escolas públicas estaduais e prestar contas à sociedade civil sobre o desempenho qualitativo do sistema de ensino.

Texto: Fabiana Batista
Ascom/Seduc

1 comentários:

minha escola so recebeu as provas do terceiroo ano.

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