FEIRA CULTURAL MOBILIZA ESCOLA PROFª. MARIA DA GLÓRIA

Marabá - Pará, 13 de novembro de 2012.
Por Prof. Adenilson Godinho

EEEM Profª. Maria da Glória realiza VII Feira Cultural


Aconteceu no período de 08 a 09 de novembro de 2012, a VII Feira Cultural da EEEM Profª. Maria da Glória Rodrigues Paixão, no município de Jacundá - Pará, localizado a 113 km de Marabá. O tema do evento este ano foi "O Pará: cores, sons e sabores" e contou com massiva participação da comunidade escolar. A feira apresentou inúmeros projetos desenvolvidos pelos alunos, tendo a diversidade da cultura e a riqueza da flora e da fauna paraense, hoje vista pelo mundo como um dos mais plurais espaços de tesouros vivos do planeta.


Alunos e professores exploraram temas de grande importância para o universo social, econômico, político e cultural paraense, valendo-se de temáticas que tangenciam a música, a dança, o artesanato, a moda, a diversidade da culinária paraoara, além de temas ligados ao folclore regional. A Escola Estadual foi o cenário das apresentações durante os dias em que se transformou em espaço para visitações dos alunos e da comunidade, sendo transfigurada na temática Amazônica que mostrou a beleza e a rica diversidade de nosso povo e de sua cultura.

Painéis, apresentações de grupos de danças, teatro e música chamaram a atenção dos educandos que lotaram a escola para ver a produção dos trabalhos criados por eles mesmos. A gestora da escola, a Profª. Maria Laudice dos Santos Araújo se disse bastante feliz com o resultado da feira. "Estou convicta que o sucesso desta VII edição da nossa feira cultural é resultado de uma parceria sólida entre professores e alunos. Os alunos estão motivados e interessados nos conteúdos e quando isso acontece a escola ganha muito na proficiência da proposta educacional. Ver a escola lotada de alunos e todo esse interesse nos temas me deixa certa de que conseguimos atingir os objetivos propostos", ressalta a Diretora.


A Diretora da 4ª Unidade Regional de Ensino, Profª Elaine Cristina Destéfani Silva, parabenizou a comunidade escolar pela bonita proposta desenvolvida. Segundo a Diretora do Orgão, trabalhos como este estão fazendo uma grande diferença no que diz respeito ao combate a evasão escolar e a melhoria do desempenho do aluno. "A escola ganha mais vida e se torna atraente e sedutora para o aluno, uma vez que diversifica a sua proposta curricular. A feira cultural, assim como toda atividade que surge como proposta de avivamento social faz com que o aluno tenha vontade de ir para o ambiente escolar. Com isso ele aprende mais, porque tem um leque significativo de interação e de ensino aprendizagem. Parabéns para a Profª Laudice e toda a sua comunidade escolar", conclui.

Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação - SEDUC/ 4ª URE.

0 comentários:

Postar um comentário