ALUNOS APROVAM A INICIATIVA AULÃO 2012

Marabá - Pará, 05 de novembro de 2012
Por Prof. Adenilson Godinho

Alunos marcam presença e confirmam o sucesso da 1ª Edição do Aulão Enem 2012

                                   Alunos lotam o auditório da EEEM Gabriel Sales Pimenta em Morada Nova.

Alunos do 3° Ano do Ensino Médio de várias escolas de Marabá lotaram o auditório da escola Gabriel Sales Pimenta no Aulão Enem 2012. A iniciativa é uma realização do Setor Pedagógico da 4ª URE em parceria com professores de escolas púbicas e privadas do município.

Com um número recorde de alunos do Ensino Médio inscritos no Enem deste ano, sendo mais de 1800 a se cadastrarem para realizar o exame, o Aulão Enem 2012 surge a partir de uma preocupação do Setor Pedagógico da 4ª URE, em estabelecer um grande encontro com objetivo de tirar as dúvidas dos alunos sobre as informações gerais do Enem e, sobretudo, que oportunizasse o estudo preparatório para os alunos da rede estadual de ensino.

O Aulão Enem é a uma continuidade das ações do Programa de Gestão Educacional – PGE, cuja proposta surge como um instrumento de fortalecimento da gestão educacional para resultado, tendo como idealizadora da proposta a equipe do setor pedagógico formada por Walmir Gomes da Silva, Marcelo Almeida Araújo, Orlando Morais, Adenilson Godinho, Wendel Matos e Robenilde Lima Leite, esta coordenadora do setor, além da diretora da regional, Elaine Cristina Destéfani que aderiu imediatamente ao projeto.

Material foi preparado por professores de grande reconhecimento no cenário educacional do município.

Professores elaboraram o material preparatório com conteúdo específico para o Enem, envolvendo questões selecionadas das ultimas edições do exame nacional.

A produção da apostila envolveu professores de todas as áreas do conhecimento, sob coordenação do Setor Pedagógco da 4ª URE. O trabalho exigiu a colaboração de todos, uma vez que foram confeccionadas 1800 apostilas, reunindo ao todo 36.000 paginas impressas.

A parceria com o Instituto Êxito de Ensino foi significativa para a produção de todo o material de apoio pedagógico para a realização do 1° Aulão Enem 2012, sendo a impressão do material toda realizada na sede do colégio Êxito do núcleo Marabá Pioneira. O trabalho de apostilamento foi feito por professores e técnicos da Ure, além da própria Diretora do Orgão, Elaine Destéfani, cuja produção seguiu madrugada a dentro. Tudo para que fosse possível atender um número máximo de alunos inscritos para o Enem.

A equipe contou com a contribuição direta dos seguintes professores e técnicos educacionais:












Organização dos espaços para a realização do Aulão Enem 2012

Outra tarefa que exigiu esforço e comprometimento da equipe envolvida na realização do Aulão Enem 2012 foi a organização e preparação dos espaços para a aplicação dos encontros.

Na foto ao lado você observa os professores envolvidos na limpeza e organização do salão da Igreja Batista Bíblica, no Núcleo Cidade Nova. Os professores participaram de todas as etapas de preparação e organização do Aulão, demostrando grande empenho e vontade de colaborar com um projeto solidário aos alunos inscritos no Enem.

A mesma ação foi realizada nos outros espaços disponibilizados para o recepcionamento dos alunos que se inscreveram no Aulão Enem que este ano ano foi realizado em três grandes núcleos da cidade: Morada Nova (EEEM Gabiel Sales Pimenta), Nova Marabá (Faculdade Metropolitana de Marabá), Cidade Nova (Igreja Batista Bíblica).

Presença massiva dos alunos fez valer todo o esforço, garantem os professores.

Os alunos responderam positivamente à proposta do Aulão Enem 2012. Todos os três espaços cedidos gentilmente para o acolhimento e recepção dos alunos que participaram da aula preparatória foram lotados por alunos dos 3° Ano do Ensino Médio do município. Para os professores, ver os auditórios lotados fez valer a pena todo o esforço da equipe idealizadora do Aulão Enem.

Segundo Walmir Gomes, um dos professores idealizadores desta proposta, o Aulão correspondeu às expectativas da equipe, no que diz respeito a presença do público alvo e o cumprimento das metas estabelecidas para o desenvolvimento das metodologias de trabalho.

"Esta primeira edição foi importante no sentido de captarmos o interesse dos estudantes em apoiar o projeto. A grande participação de alunos reforça o nosso desejo de garantir que todo ano nos esforcemos em manter viva essa proposta", garante Walmir Gomes.

Outro Professor a acreditar na proposta é Marcelo Almeida, Técnico da Equipe de Formação do Setor Pedagógico da 4ª URE.

"Vamos avançar muito a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos neste projeto piloto. Certo é que estamos decididos a dar continuidade neste projeto, porque entendemos a importancia que ele assume na vida da maioria do alunos que não tem condições de se prepararem em cursinhos específicos para o Enem. Esta é mais uma oportunidade que o aluno deve agarrar com toda sua força. Ano que vem este projeto estará mais amadurecido", declara o Prof. Marcelo Almeida.

Diretora da 4ª URE comemora os resultados do Aulão

A diretora da 4ª Unidade Regional de Ensino, Elaine Cristina Destéfani, se diz satisfeita com os resultados do 1° Aulão Enem. Para a Gestora a proposta segue a linha da democratização do acesso e oportunidade de todos os alunos do Ensino Médio poderem ter a sua disposição mais um instrumento de preparação para a sua entrada no ensino superior.

"Fizemos várias formações em contexto de trabalho com professores, diretores e coordenadores das escolas. A partir disso, eles motivaram os alunos da importância de se fazer o Enem. Quando realizamos o levantamento do número de alunos inscritos para a edição 2012 do Enem e percebemos um aumento de 600% em relação a 2009, vimos que estava na hora de darmos início a uma proposta mais impactante e o Aulão foi a grande idéia coletiva, primeiro porque ela já estava sinalizada nos debates do PGE, então aprovamos de imediato”, lembra a Diretora Elaine Destéfani Silva.

Em Marabá, as próprias escolas orientaram os alunos sobre como realizar essa inscrição. “O Enem se tornou porta de entrada de grandes universidades e é muito importante ver que o trabalho de motivação realizado por nós, trouxe bons resultados”, observa.
Apesar de nem todas as universidades terem aderido ao Enem como critério único de seleção, grande parte utiliza os resultados da prova como parte do processo seletivo, o que tem atraído muitos jovens marabaenses a se inscreverem no exame. Além disso, as notas do Enem são importantes como indicadores nas avaliações das escolas públicas em todo o país.

Agradecimentos

Instituto Êxito de Ensino (Prof. Marcelo Almeida)
Faculdade Metropolitana de Marabá
Igreja Batista Bíblica

Prof. Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC - 4ª URE



0 comentários:

Postar um comentário