Técnicos dos Ministérios da Educação/MEC e do Desenvolvimento Social/MDS apresentam em Marabá o Programa Mais Educação



Escolas de Marabá deverão aderir ao programa

Ontem quinta-feira (22), no auditório da EMEF Mendonça Vergolino, no núcleo Velha Marabá, aconteceu a Cerimônia de Apresentação do Programa Mais Educação. Estiveram presentes neste encontro o Consultor do Programa Mais Educação do Ministério da Educação, Maurício Andrade, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Raquel Roberide e a Coordenadora Estadual do Programa Mais Educação/SEDUC, Professora Wanda Mesquita.

No plenário marcaram presença o representantes da 4ª Unidade Regional de Educação, Pedro Chaves, que na ocasião representou o Diretor do Orgão Pedro Souza, o Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, José Orlando Lima de Moraes, além de diretores de escolas, técnicos educacionais e representantes das secretarias municipais de assistência e promoção social de diversos municípios da região.

Na abertura do evento o representante do MEC, Maurício Andrade, destacou que o Mais Educação é um Programa instituído pela portaria Interministerial nº 17/2007 e decreto nº 7.083 de 27 de janeiro de 2010 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação integral

“Trata – se da construção de uma ação intersetorial entre as politicas públicas educacionais e sociais, contribuindo desse modo tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira, ou seja, busca-se corrigir uma dívida social histórica com a educação brasileira”, ressaltou.

A técnica do MDS, Raquel Roberide destacou a importância do Programa Mais Educação como oportunidade de inserção social de milhares de crianças, adolescentes e jovens em atividades educacionais em tempo integral. Para Raquel, a proposta que prevê a inserção de alunos cadastrados no Programa Bolsa Família constitui um passo extraordinário no sentido de garantir e ampliar o direito a educação, principalmente para as camadas mais pobres do país.

A Coordenadora Estadual do Programa Mais Educação, Professora Wanda Mesquita, destacou o interesse do Governo do Estado em atender as escolas paraenses com a proposta educacional de tempo integral. 

“Queremos o máximo de escolas aderindo a proposta. Vale ressaltar que o prazo para a adesão foi prorrogado de 30 de março para 15 de abril. Assim, vamos intensificar a comunicação entre as UREs, USEs com as escolas das áreas urbanas e rurais, pois queremos nossas escolas inscritas e com seus planos de atividades já consolidados até o prazo máximo estabelecido”, conclui.

Sobre o Programa Mais Educação
 
As atividades do Mais Educação tiveram início em 
2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Saiba mais sobre o programa Mais Educação clicando em:

Postado por Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário