SEDUC e 4ª URE realizam Videoconferência para apresentação do Programa Ensino Médio Inovador/EMI


Estiveram presentes na sala de treinamento da 4ª Unidade Regional de Ensino de Marabá, todas as equipes gestoras do Projeto Jovem de Futuro de todas as escolas vinculadas a 4ª URE para apresentação via videoconferência do Programa Ensino Médio Inovador.
O treinamento faz parte do processo de empoderamento das informações preliminares à instalação do plano de reestruturação curricular nas escolas paraenses que aderiram ao Ensino Médio Inovador/EMI e ao Projeto Jovem de Futuro/PJF. A Diretoria Estadual de Ensino Médio, através da Coordenação de Ensino Médio com apoio técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE, foram os articuladores deste projeto inédito para Marabá. 

Na abertura da videoconferência, o Coordenador Estadual de Ensino Médio, Claudio trindade, falou da alegria de poder realizar o diálogo a distància, utilizando o recurso tecnológico de áudio e vídeo via internet, cujo objetivo era tirar as duvidas, ainda existente sobre EMI e PJF. 

A videoconferência aconteceu simultaneamente conectando as cidades de Marabá, no sul do Pará, Santarém, no oeste do Pará, sendo transmitida em tempo real pela Capital Belém, diretamente da sede da SEDUC, localizado na Augusto Montenegro.

Estiveram presentes no momento da transmissão online, além de todos os gestores das escolas contempladas com o EMI nos três municípios que participaram da videoconferência, o Diretor Estadual de Ensino Médio, Prof. José Roberto, o Coordenador Estadual de Ensino Médio, Claudio Trindade, os Técnicos COEM, Jaime e Reginaldo e a equipe do NTE/SEDUC.

Entre os vários temas tratados, a apresentação do documento de orientação contendo as linhas gerais do EMI, bem como as resoluções e portarias que normatizam o programa. Para o Diretor Estadual do Ensino Médio, Prof. José Roberto, a incorparação do PJF ao EMI, nas 177 escolas contempladas no programa constitui um ganho significativo para o melhoramento da qualidade educacional no Pará.

“O Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro são ações tomadas pelo Estado com muita expectativa. O Governo do Estado lançou todas as fichas no sucesso dessas propostas. Ao ver Marabá e Santarém via videoconferência com presença maciça neste encontro, vejo que este esforço está valendo muito. Agradeço a participação de todos e em nome do Secretário de Estado de Educação, Claudio Cavalcante, damos boas vindas aos colegas da educação”, ressaltou.
Em seguida o Professor Claudio Trindade, mostrou a todos o tutorial do SIMEC que apresenta o cadastramento do Plano de Reestruturação Curricular/ PRC no proEMI. “Foi necessário que melhorássemos a plataforma do SIMEC, para que ele ficasse mais enxuto e de fácil compreensão. É importante frisar que ele faz um cruzamento de dados com a Resolução 63, orientando passo-a-passo o preenchimento dos campos e das abas do sistema. O próprio SIMEC apresenta itens e aplicativos que deixam o seu preenchimento mais facilitado”, conclui.
Os gestores marabaenses participaram ativamente da videoconferência, inclusive dando importantes sugestões sobre a instalação do proEMI em suas escolas. “Não podemos perder a oportunidade de expor nossas opiniões sobre o programa. Dúvidas e questionamentos devem ser postas à analise dos coordenadores estaduais, oportunizadas por este instrumento tecnológico que é a videoconferência”, asseverou o Professor Magno Barros, da escola Salomé Carvalho.

Como articuladores da ação em Marabá, estiveram a frente dos trabalhos de orientação e organização do grupo, os técnicos da 4ª URE, Adenilson Godinho e Katiúcia Moraes, ambos supervisores do proEMI em Marabá e região. Os técnicos recepcionaram  os gestores das 24 escolas do programa em nome do Diretor da 4ª URE, Pedro Souza, impossibilitado de participar, por razões de visita técnica nas escolas da rede estadual de educação na região das "Quatro Bocas". O Supervisor Técnico do PJF, Adenilson Godinho, foi o interlocutor representante da URE junto ao Diretor Estadual de Educação, José Roberto e toda a sua equipe presente na videoconferência.

Contatos importantes: 

claudio.trindade@seduc.pa.gov.br

Postado por Adenilson Freitas Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário