Projeto Jovem de Futuro e Ensino Médio Inovador


Ministro Aloizio Mercadante assina termo que impactará no nível de qualidade do Ensino Médio nas escolas públicas

Os estados do Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Piauí, são as unidades da Federação que participam do programa Ensino Médio Inovador, do Governo Federal, também irão integrar o Projeto Jovem de Futuro, que é uma iniciativa do Instituto Unibanco. Estes estados vão receber apoio técnico para qualificar a gestão do ensino médio. Um termo de cooperação técnica, assinado nesta terça-feira, 14, entre o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Unibanco, garante a parceria.

O objetivo do convênio é contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade no ensino médio, em especial o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos sistemas estaduais de ensino e ajudar a construir uma perspectiva de futuro para os jovens de todo o Brasil.

Nesses Estados, as escolas contempladas pelo projeto nomeado Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro receberão recursos financeiros, apoio técnico, por meio de uma supervisão intensiva, além de capacitação para transformar os investimentos em resultados escolares como, por exemplos, a melhoria do desempenho e a redução da evasão escolar.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o índice de evasão no ensino médio é muito grande e os governos da União e dos Estados precisam ampliar as parcerias em busca de soluções para o problema. Desde 2009, quando foi instituído o Ensino Médio Inovador, o MEC repassa recursos para que as secretarias estaduais de educação reestruturem os currículos e aumentem progressivamente o número de horas de aula anuais.

Para Mercadante, além de buscar mecanismos que estimulem a permanência dos jovens na escola, é preciso modificar a estrutura do currículo, para que ela seja mais criativa, acolhedora e motivadora. “A escola tem que se modernizar, buscar entender um pouco a juventude, essa inquietação, essa vontade de participar ”, explicou. Então, diz o ministro, o Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro “são para nós um caminho bastante importante para avaliar essas metodologias.”

Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de 2,8 milhões de jovens, de 4.125 escolas de ensino médio serão beneficiados pela cooperação entre Governo Federal, Estados e o Instituto Unibanco.

Formação 

Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, o foco do projeto é a formação de quadros técnicos dos sistemas de ensino e das escolas. Nos sistemas de ensino, o projeto vai capacitar supervisores, acompanhar as atividades planejadas pelas escolas, com monitoramentos e avaliações anuais. As escolas inseridas no projeto Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro receberão curso de gestão escolar para resultados.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco foi criado em 1982 para promover as ações e os investimentos sociais do Unibanco que, atualmente, integra o conglomerado Itaú Unibanco, maior instituição financeira privada do Hemisfério Sul. Desde 2007, cria projetos que visam melhorar o desempenho do aluno brasileiro do Ensino Médio público nesse ciclo da vida estudantil, temas estratégicos para a formação de jovens e para o desenvolvimento sustentável do País.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário