Diretor visita escolas em vários municípios de jurisdição da 4ª URE.


Em uma jornada de aproximadamente 800 km percorridos pelos municípios de Palestina, Brejo Grande, São Domingo, São Geraldo e Piçarra, além das Vilas 2 Irmãos, Vila Fortaleza e a Vila Novo Paraíso, o Diretor da 4ª URE, Pedro Souza, cumpri visita técnica agendas para os dia 01 e 02 de março a várias unidades escolares vinculadas a Regional 4 de Ensino. 

“Meu planejamento e cumprir visita técnica a 100% das escolas circunscritas na área de jurisdição da 4ª URE. Quero conhecer de perto a realidade de cada escola e quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas comunidades escolares. Só assim será possível sabermos em que ponto estamos para depois determinarmos onde queremos chegar. E este mapeamento apenas será possível depois de uma observação in lócus”.

Assim definiu este ultimo roteiro de visita às escolas a serviço da 4ª URE, o Diretor Pedro Souza. Em Palestina o Diretor e sua equipe técnica foram recepcionados pela Professora Aldiléia da Silva Teixeira, Diretora da Escola 21 de Abril, onde estão matriculados 500 alunos do Ensino Médio. A escola está em processo de finalização de uma reforma iniciada em janeiro 2012.

No município de Brejo Grande, o Diretor teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade da EEEM Lício Solheiro, e após realizar anotações técnicas e fotografar a infraestrutura da escola, acompanhado do Diretor da unidade, Valter, Pedro Souza avaliou que a escola, que atende 300 alunos em seu quadro discente, necessita de uma reforma urgente.

Já em São Domingos a realidade da Escola Elza Maria Correa Dantas é bem diferente. A Diretora Sebastiana Araújo Filha recebeu elogios do Diretor da 4ª URE, pelo ótimo estado de conservação da escola, o que prova que a comunidade escolar cuida muito bem daquele patrimônio educacional que em São Domingos atende a 1300 alunos do ciclo médio de ensino.

Em São Geraldo o Diretor Pedro visitou três escolas da Rede Estadual de Ensino. Na sede do município foi realizada visita na EEEM Macário Dantas e a Escola Lenilson Luiz Miranda que está com a sua reforma praticamente finalizada e que fará, certamente, a alegria dos seus 700 alunos.

Na zona rural do município o Diretor visitou a Escola Valquíria Viana que é um Anexo da Escola Mácario Dantas, localizada na Vila 2 Irmão e que atende 135 alunos. Neste Anexo a Prefeitura Municipal de São Geraldo está executando uma reforma com previsão de 30 dias para a sua conclusão.

Ainda na zona rural de São Geraldo, a Equipe Técnica da URE seguiu até a Vila Fortaleza, onde faria visita junto ao Anexo da Escola Martins Afonso de Souza. Neste Anexo o Diretor agradeceu ao apoio que vem recebendo da Prefeitura Municipal de São Geraldo e destacou o empenho do Prefeito Ernesto Barros de Alencar por ter cedido 9 salas para criação da Escola de Ensino Médio Martin Afonso de Souza e que terá a sua obra concluída até junho deste ano. 

Para Pedro Souza, é importante destacar que embora este Anexo Escolar atenda 90 alunos do Ensino Médio, foram 5 os aprovados nos Processos Seletivos 2012. Prova do empenho dos alunos e dedicação da equipe escolar.

Em Piçarra a Equipe da 4ª URE visitou a Escola Alice Silveira Lima que atende a 500 alunos do Ensino Médio. A Escola passou um ano sem gestão, entretanto, a partir da Gestão da Profª. Laane Barros Lucena, a escola tem experienciado uma gestão dinâmica e muito produtiva, tendo como resultado deste trabalho a aprovação de mais de 10 alunos nos Processos Seletivos 2012. Para a alegria da comunidade Escolar o Diretor Pedro Souza anunciou a reforma escolar, já publicada no Diário Oficial do Estado. 

O ultima região a ser visitada foi Vila Novo Paraíso, tendo a Escola Cenopa como local de visitação. Ao lado da Diretora Nilsimone Martins o Diretor Pedro Souza fez um relato da sua visita. “Entre todas as escolas visitadas vejo que a CENOPAR está em melhor estado de conservação de toda a Regional 4, contudo, vejo a necessidade da construção do muro e de uma quadra coberta para atender adequadamente as atividades de esporte e lazer dos nossos 280 alunos matriculados”.

Diretor faz uma avaliação da visitação às escolas da região.
O diretor Pedro Souza avalia de forma positiva a visita às escolas da Rede Estadual de Ensino na região e garante que será importante para subsidiar as ações necessárias ao Plano de Recuperação das Escolas da Rede Estadual de Ensino, anunciadas pelo Governador Simão Jatene, na ultima sexta feira (02):
“Durante a realização das visitas às escolas percebi um empenho muito grande de todos em melhorar a qualidade do ensino. Embora haja os obstáculos visíveis como a necessidade do melhoramento da infraestrutura em grande parte de nossas escolas e, ainda, as dificuldades de acesso e transporte, pude perceber muita garra e força de vontade por parte dos professores, no trabalho do ensino. Como é  comum nas regiões distantes da nossa capital,  além de alguns docentes terem que enfrentar uma caminhada de 100 km para poder realizar o seu trabalho diária, há o sorriso e o amor a profissão como combustível que alimenta a educação em toda essa vasta região. Outro fator importante observado é que as prefeituras tem demonstrado bastante interesse em ajudar a desenvolver a educação, inclusive cedendo pessoal de apoio, o que é bastante louvável. Hoje podemos verificar que 98% das escolas recebem recurso como o PDDE, coisa que não existia quando assumimos a 4ª URE. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o nível de conhecimento e preparo observado nos alunos, oque me pareceu muito bom, considerando as dificuldades na região, tivemos um bom número de alunos aprovados nos vestibulares 2012. Certamente, com o Plano de Recuperação das Escolas da Rede Estadual de Ensino, apresentado pelo Governo do Estado na ultima sexta-feira (02), teremos mais recursos para investir nas nossas escolas da região. Esperamos voltar num futuro próximo e verificar  que a educação continue sendo o motor de transformação na vida de nossos estudantes da região”.

Conclui o Diretor Pedro Souza. 

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

0 comentários:

Postar um comentário