FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Marabá - Pará, 31 de agosto de 2012.
Por Adenilson Godinho

4ª URE realiza hoje (31 de agosto) mais uma Formação de Professores.

A 4ª Unidade Regional de Ensino – URE/Marabá, está promovendo neta sexta-feira (31) o III Encontro de Formação Específica para Professores em contexto de Trabalho da Rede Estadual de Ensino de Marabá e Região. O encontro acontecendo no Campus II da Universidade Federal do Pará – UFPA, no horário de 14h às 18h. A ação é parte do programa de formação continuada dos profissionais do ensino para o 2º semestre do Ano Letivo 2012.

 

PARTICIPANTES
Participam desta formação professores dos seguintes eixos temáticos: Linguagem e Código, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas que compreendem as disciplinas: Geografia, História, Sociologia, Filosofia, além das Ciências Naturais focadas nas disciplinas: Biologia, Física, Química.

TEMÁTICA ABORDADA
A temática abordada será o estudo sobre competências e habilidades nas questões do ENEM 2012, assim como as alterações que serão implementadas pelo MEC na correção da redação para este ano.

FORMAÇÃO: ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Para a Walmir Gomes - Professor responsável pela Formação, refletir sobre o papel dos profissionais da educação dentro de um novo e desafiador contexto político, social e econômico do país, requer uma reflexão sobre educação e o tempo em que esse processo se realiza e se constrói. "Uma multiplicidade de conceitos é apresentada pela literatura, expressando seus diversificados significados. Dessa forma, fica evidente que as diferentes concepções contemplam condicionantes políticos, ideológicos e filosóficos, corroborando a afirmativa de que educar é um ato político e de protagonismo na sociedade", afirma Walmir Gomes.

Não há dúvidas que o perfil docente exigido pela sociedade, hoje, precisa atender exigências impostas pela sociedade marcada pelo seu tempo, e, consequentemente, pelas diferentes concepções educacionais, para um melhor enfrentamento dos problemas vividos atualmente pela educação em escala nacional.

Jacques Delors (2000, p. 162) enfatiza que a formação do professor deve proporcionar uma concepção de pedagogia que transcenda o utilitário e estimule a capacidade de questionar, de interagir, de refletir a própria formação. Uma das finalidades essenciais da formação docente, seja inicial ou contínua, é desenvolver as qualidades de ordem ética, intelectual e afetiva. Dessa forma se instaura a propriedade para, em seguida, cultivar nos seus alunos o mesmo leque de qualidades.

A Professora Robenilde Lima, coordenadora do Setor Pedagógico – 4ª URE/SEDUC, sempre preoculpada com a qualidade educacional oferecida aos mais de 40 mil alunos abrangidos pela regional 4 de ensino, sempre foi uma encorajadora da proposta de formação, nas suas palavras:
"Precisamos mobilizar os professores e conscientizá-los da importância de todos participarem desta formação, com o compromisso de criarmos um espaço de diálogo e de construção de novas práticas pedagógicas frente aos desafios que se colocam para a educação". 
A equipe do Setor Pedagógico e a Direção da 4ª URE agradecem as equipes gestoras das escolas da Rede Estadual de Ensino, pela mobilização e pela significativa participação dos professores nesta formação. Segundo a Coordenadora Robenilde Lima, o número de professores participantes respondeu às expectativas do Grupo Formador e, sobretudo, confirma que os professores aderiram massivamente esta proposta, como importante instrumento de qualificação profissional e melhorias das práticas pedagógicas nas escolas.
  

Adenilson Godinho é Especialista em Educação/ SEDUC

1 comentários:

Seria muito bom que todas as escolas que pertencem a gestão da 4ª URE informassem os professores sobre esses cursos que muito contribuem para o melhoramento dos trabalhos na sala de aulas. Precisamos dar mais suporte ao aluno que vai enfrentar uma prova como a do Enem.
Sou prof de Sociologia não fiquei sabendo disso!!!

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