Carteira Estudantil


Marabá - Pará, 27 de agosto de 2012
Por Adenilson Godinho 

        Seduc usará carteiras nas escolas

O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) para todo o Pará. 

Até o início do ano letivo de 2013, cerca de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino terão que apresentar a carteira estudantil de identificação para entrar no ambiente escolar. As carteirinhas serão confeccionadas a partir deste semestre, gratuitamente. A medida visa diminuir a violência nas escolas.

O processo licitatório já foi concluído e, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), R$670 mil serão investidos para a produção do documento, que dará direito a meia-entrada em estabelecimentos de lazer, como cinemas, estádios de futebol e teatros. Mas a principal função das carteirinhas é evitar que pessoas estranhas tenham acesso à escola. “Queremos controlar a entrada de estranhos”, afirma Ana Claudia Hage, diretora de ensino infantil e fundamental da Seduc.

A Seduc acredita que somente o uso do uniforme não identifica os estudantes. “Não há caracterização do aluno, pois não tem foto como a carteira”, considera a diretora. Para o coordenador estadual de promoção dos direitos da juventude, Raimundo Rodrigues, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a utilização da carteira de identificação é um mecanismo de segurança a mais. “Muitas vezes, pessoas mal intencionadas mandam confeccionar fardas ou roubam, tendo livre entrada na escola”.

DOCUMENTO

O documento estudantil deve conter foto, nome completo do estudante, nome da escola e série. A primeira remessa, de 500 mil carteiras, contemplará os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Posteriormente, outras 200 mil devem ser confeccionadas para os alunos do Ensino Fundamental I. “Esse número abrange todos os 600 mil estudantes da rede e dá uma margem para as perdas e possíveis 2ª vias”, esclarece Hage.

O projeto será iniciado na Região Metropolitana de Belém (RMB) e depois deve atingir todos os municípios do Estado. “Vamos dar prioridade aos bairros mais violentos, como Tapanã, Bengui e Tenoné”, lista a diretora. A captura de imagens de estudantes começará este mês e a entrega de carteirinhas está prevista para ocorrer a partir de janeiro. O projeto é da Seduc, em parceria com a Sejudh e o Pro-Paz.



Adenilson Godinho é Especialista em Educação/SEDUC

0 comentários:

Postar um comentário