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A educação em Marabá e para Marabá

Notícias relevantes sobre diversas áreas da educação.

ENSINO MÉDIO INOVADOR - PJF

As últimas informações sobre o programa PJF.

MAIS INFORMES SOBRE O ENEM 2012

No dia 31/06,às 9h da manhã, no Auditório da EEEM. Plínio Pinheiro ocorreu uma reunião com a técnica do NUPPAE, Simone Palheta sobre o Enem edição 2012, a mesma discorreu sobre a importância do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. O Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (Pro Uni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – Secretarias Estaduais de Educação, os Institutos Federais e os Centros federais. A técnica deu ênfase a Certificação de jovens e adultos no ensino médio orientando os gestores a esclarecer aos alunos decomo preencherem adequadamente a ficha de inscrição. Seguem abaixo os principais informessobre como adquirir a Certificação através do exame: 

 Pode fazer a inscrição toda e qualquer pessoa que tiver completado 18 anos ou for completar um dia antes de fazer a prova.

 Quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio. 

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. 

O aluno do 1º e 2º ano ou concluinte da Rede Pública solicita Declaração de Carência para não pagar. 

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa até o dia 15 de junho às 23h59m, no horário oficial de Brasília.

 As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. 

O aluno que vai fazer o Enem para Certificaçãodeve estaratento no ato da inscrição, veja o exemplo abaixo: 

 1º Passo - o aluno vai escolher um dos 03 últimos itens.  
2º Passo – escolher a Instituição em que vai sair o certificado, no caso, a SEDUC.

 Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que no ato da inscrição indicaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) como instituição certificadora, poderão ter acesso a declaração de conclusão do Ensino Médio no site da www.seduc.pa.gov.br. Veja exemplo abaixo: 

    3º Passo – acesse o portal do aluno e clique em Certificação Enem 2012.
     4º Passo- Informe o seu CPF e clique em entrar.
 No ato da impressão da declaração, o candidato deverá observar os seguintes requisitos, estabelecidos na Portaria da edição 2012: ter 18 anos completos até a data da realização da primeira prova do Enem, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, objeto da avaliação do exame e atingido o mínimo de 500 pontos na prova de Redação. 

 Após a impressão da declaração, os candidatos de Belém e Região Metropolitana deverão dirigir-se ao Centro de Estudos Supletivos Professor Luiz Otávio Pereira – CES (antigo DESU), localizado na Avenida Gentil Bitencourt, atrás do Colégio Augusto Meira, no bairro de São Braz. 

 Os estudantes que residem em outras regiões do Estado deverão dirigir-se a 4ª Unidade Regional de Educação, apresentando os seguintes documentos:

Cópia da declaração de conclusão do ensino médio, através do Enem, emitido no site da Seduc; 
• Cópia da carteira de identidade e CPF; 
 • Comprovante de residência e contato de telefone.

Texto: Cristina Leite – Setor Pedagógico 

MEC divulga Programa de Expansão da oferta de vagas nos cursos de medicina para Marabá


Quarta-feira, 06 de junho de 2012

 Ministro anuncia abertura de vagas para o curso de Medicina em Marabá.

O aumento da oferta de vagas em cursos de medicina no país foi o assunto desta quarta-feira (6), no programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministro, serão abertas 2.415 vagas em cursos já existentes e em outros a serem criados, tanto na rede pública federal de educação superior quanto em instituições particulares.

“Estamos prevendo que nos próximos dois anos todas essas vagas já estejam sendo ofertadas”, disse o ministro. “Essa é a nossa meta.” Declarou Mercadante.

Essa expansão significa aumento de 15% no número de vagas. Este ano, será ofertada pelo menos a metade das 800 vagas criadas em instituições particulares de ensino. Nas universidades federais, cerca de 30% das 1.615 vagas abertas devem ser oferecidas ainda este ano. A expansão na rede pública concentra-se principalmente no Nordeste, onde há carência de cursos e de médicos. Quase a metade das vagas em cursos novos será aberta na região.

A contratação de professores será realizada por meio de concurso público. “Estimamos a necessidade de 1.618 novos docentes para essa expansão na rede pública”, disse Mercadante. Segundo ele, a expansão é necessária porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. Essa relação, no Brasil, é de 1,8 médicos para cada mil habitantes — precisaria chegar a 2,5 em 2020. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

“Mesmo com a expansão, não atingiremos essa meta”, admitiu o ministro. “Ficamos muitas décadas sem abrir vagas em medicina".

Vagas para Marabá

No norte o destaque da entrevista com o Ministro da Educação enfoca o município de Marabá, no sudeste do Estado do Pará, como um dos municípios que será beneficiado com expansão das vagas para o curso de medicina. Mercadante afirma que serão disponibilizadas 60 vagas para a Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Marabá. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013 e já contarão com o resultado do ENEM 2012.

“Sem dúvida, uma notícia que deve ser festejada por todos nós que fazemos educação em toda região sul e sudeste do Estado. As vagas estão previstas para iniciarem em 2013, o que deve incentivar o esforço de estudantes de toda a região a se empenharem, ainda mais, nos estudos pela conquista de uma vaga”.

 A declaração vem do Pôster oficial do Site da 4ª URE, Adenilson Godinho.

Mais informações:

Postado por: Adenilson Godinho/ Setor Pedagógico   

FORMAÇÃO 2012

Professores em momento de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
4ª URE realiza Formação de Professores em Contexto de Trabalho para Docentes da Rede Estadual de Ensino. 

Texto e Postagem: Adenilson Godinho/ 4ª URE- Marabá

"Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”
Aconteceu na ultima sexta-feira (25), a Formação de Professores ministrantes das disciplinas: Linguagem e seus Códigos, Filosofia, Geografia, História, Biologia, Física, Matemática e Química. A Formação foi realizada em 4 Escolas da Rede Estadual de Ensino: “Acy de Jesus Barros” (Cidade Nova), “Dr. Geraldo Veloso” (Novo Horizonte), “Plínio Pinheiro” (Marabá Pioneira) e “Rio Tocantins/CAIC e NTE” (Nova – Marabá). As escolas cederam os seus auditórios e laboratórios para o desenvolvimento das atividades planejadas para serem trabalhadas com os professores inscritos na formação.

Em Marabá, mais de 200 professores participaram desta formação, incluindo professores vindos de vários municípios vizinhos como: Abel Figueiredo, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga. Os professores participaram de várias atividades didático-pedagógicas, palestras e debates, cujos objetivos visam o melhoramento da prática de ensino e, sobretudo, que as aulas possam despertar o interesse do aluno para a leitura e o universo das ciências, com ganhos significativos e duradouros para Educação paraense.


                                            Foto: Adenilson Godinho)
Palestras e debates a nivel acadêmicos a cada encontro
As formações tem sido um importante instrumento de renovação e aprimoramento das práticas pedagógicas, com a intenção de colocar o professor e a escola em harmonia com o mundo das tecnologias e das novas linguagens que se estabelecem como elo de comunicação entre a sala de aula e toda a sua complexa e dinâmica realidade que a cerca, ou seja, as conexões entre o universo da escola e a sociedade moderna do século XXI.


“Nos que compomos a Equipe de Formação da 4ª URE estamos convictos da importância e do papel das formações para uma mudança profunda no melhoramento do atendimento educacional. Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”.

Declarou a Coordenadora do Setor Pedagógico Robenilde Lima.

Formação: Instrumento de renovação e perspectivas para Escola, Professores e Alunos.
Para os Coordenadores Pedagógicos e os Professores Articuladores envolvidos na formação, é possível explorar substantivamente a capacidade dos professores em criar vínculos inter e multidisciplinares, partindo de temas e assuntos debatidos na sala de aula – Tematização da Prática.

Assim, a própria realidade social a que a escola pertence pode ser redimensionada sob um olhar pedagógico em que se podem identificar e trabalhar elementos de disciplinas como: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, Química, Matemática, enfim, de acordo com os professores, é possível vincular inúmeras disciplinas e instigar os alunos perceberem tais relações interdisciplinares, por exemplo. Esta visão, segundo os professores, propicia novas perspectivas e outros olhares sobre um mesmo assunto, principalmente, nos alunos que são o foco principal do trabalho pedagógico.
Locais das atividades da formação
Professores realizando experimentos (Foto: Adenilson Godinho)
As atividades como: Experimentos Científicos em Laboratório, Palestras e Debates aconteceram de acordo com os planos de atividades desenvolvidos pelos Professores Articuladores e a Equipe Técnico-Pedagógica de Formação da Regional 4 de Ensino, cujos locais de ministrações foram gentilmente disponibilizados pelos gestores escolares, parceiros das formações. Na foto, ao lado, você observa os professores de biologia em momento de experimentos  na formação.

Escola 01 - E.E.E.M. Acy de Jesus Barros – Bairro Cidade Nova

Formação: Biologia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Biologia do Ensino Médio.
Professora Articuladora: Simone Oliveira
Professora Colaborador: Hildemarques dos Santos Alves

Objetivos da Formação: Colocar em discussão as novas perspectivas do ensino da Biologia

Objetivos de Aprendizagem:
Elaborar recursos didáticos para minimizar a abstração de alguns conteúdos no ensino de Biologia;
Utilizar jogos didáticos que possam contribuir de maneira efetiva na construção do conhecimento do ensino de Biologia.

Materiais utilizados:
Texto: Darwin e as inteligências múltiplas- Celso Antunes
Vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

1ª Atividade:
Exibição e discussão a respeito dos vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço

2ª Atividade:
Elaboração de recursos didáticos. Para esta atividade, os professores foram divididos em 04 grupos para realização de experimentos e a confecção de recursos didáticos a partir dos seguintes textos:

·         Grupo 1: A Procura da Vitamina C
·         Grupo 2: Ácidos nucléicos: como entender isso?
·         Grupo 3: Pigmentos Vegetais
·         Grupo 4:  Perfil da Genética

3ª Atividade:
Explanação dos recursos didáticos e experimentos produzidos pelos grupos.

Professores em atenção a cada explanação de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho)
Escola 02 - E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC e NTE – Bairro Nova – Marabá 
Formação: Matemática/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Matemática e Física do Ensino Médio
Professor Articulador: Wendel de Deus Matos
Professor Colaborador: Edilson Gomes de Souza

Objetivo da Formação:
Ampliar o conhecimento dos professores no uso de software educativo na área de exatas como subsidio da pratica pedagógica.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Propiciar aos professores uma experiência de investigação matemática que possa subsidiar uma análise coletiva das potencialidades do uso do GeoGebra e da realização de tarefas investigativas como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Matemática Básica;
  • Produzir material para sistematizar e avaliar a aprendizagem de matemática em um processo investigativo;
  • Aprofundar o estudo do próprio conteúdo matemático em questão: ENEM.
Materiais a serem utilizados:
Data show
Software  GeoGebra
Slides
Textos digitalizados

Formação: 1ª Parte/ Manhã
1ª Atividade:
Acolhimento - Formador
Apresentação do Roteiro
Combinados
Momento Cultural
2ª Atividade:
Apresentação da temática
Texto sobre as TICs.
Só Aplauso – Reportagem de Salman Khan, Revista Veja, 15/06/2011.
3ª Atividade:
Software Geogebra.
Uso das ferramentas (construções básicas mostradas pelo formador)
Slide, Vídeo e discussão.
4ª Atividade:
Divisão em grupos para estudo de funções.
Tarefa: montar envelopes com os vídeos referentes a uma dada atividade e distribuir para o grupo.
O professor realizará a tarefa com ajuda do vídeo e do formador.
Planejar uma aula de funções no Software Geogebra.
2ª Parte da Formação: Tarde
Trigonometria e Geometria
3ª Escola - E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso – Bairro Novo Horizonte
                                                                                                  (Foto: Adenilson Godinho)
Adesão e participação integral dos professores nas formações

Formação: Química/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Química do Ensino Médio
Professor Articulador: Cairo dos Reis Silva

Objetivo da Formação:
Colocar em discussão a aprendizagem significativa a partir das aulas práticas que são de fundamental importância para estabelecer relação entre o conhecimento teórico com o prático.
Debater sobre as aulas de química e estimular os professores há trabalharem com aulas práticas, utilizando experimentos de baixo custo.

Objetivos de Aprendizagem:
Analisar experimentos de baixo custo como instrumentos pedagógicos para professores que buscam reformular sua prática docente;
Compreender que através de experimentos de baixo custo, se pode aguçar a curiosidade dos alunos através de desafios práticos que o levam a desfrutar da química um pouco mais perto de si;
Relacionar os experimentos aos conteúdos estudados.
1ª Atividade:
Abertura
Momento cultural
Música: Química

2ª Atividade:
Exibição e discussão da vídeo aula – Professor Salman Khan
Debate sobre as didáticas utilizadas pelos professores em suas aulas.
3ª Atividade:
Leitura do texto – “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no estudante e na comunidade” de Eduardo de Campos Valadares.
Análise e discussão do texto.
4ª Atividade:
Formação de grupos para desenvolver os experimentos práticos.
Apresentação e explicação das atividades.
4ª Escola - E.E.E.M. Plínio Pinheiro – Bairro Marabá Pioneira

Formação: Linguagens e Códigos/ Ensino Médio
Participantes: Professores da área de Linguagens e códigos do Ensino Médio
Professor Articulador: Walmir Gomes da Silva

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos de diferentes gêneros e tipos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural: Vídeo – Jogo de Geri, Pixar
2ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “Ler devia ser proibido” de Guiomar Grammon
Leitura de textos e imagens.

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Leitura e discussão do texto “O processamento da leitura” de Regina Lúcia Péret Dell'Isola;
Formação de grupos para estudo discussão e elaboração e apresentação de proposta de trabalho.
Formação: Filosofia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Filosofia do Ensino Médio
Professor Articulador: Patrick Oliveira da Costa

Objetivo da Formação:
Ressignificar a prática do ensino da Filosofia no ensino médio da rede pública estadual em Marabá.
Oportunizar o diálogo a respeito da leitura e escrita no contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Discutir o horizonte conceitual no qual a prática do ensino de Filosofia deve fundamentar-se.
Analisar as possibilidades da impressão de uma nova dinâmica no processo de leitura e escrita na disciplina Filosofia.
Debater possibilidades avaliativas valorizadoras do procedimento de análise dos textos filosóficos e da síntese de seus principais argumentos por meio de produção textual.
1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Boas vindas
Momento cultural
Tempo previsto: 30 minutos.
2ª Atividade:
Exibição do filme “Um cão andaluz”
Discussão acerca de possíveis vieses interpretativos para o filme.
Tempo previsto: 60 minutos
3ª Atividade:
Leitura e discussão a respeito de trechos das Meditações Metafísicas – Renée Descartes.
Tempo previsto: 60 minutos
4ª Atividade:
Divisão do grupo maior em pequenos grupos para a leitura de Trechos da Genealogia Moral.
Socialização dos questionamentos e conclusões obtidos através da leitura.
Tempo previsto: 60 a 120 minutos
2ª Parte da Formação: Tarde
5ª Atividade
Momento cultural: recepção dos professores com voz e violão (repertório surpresa)
Tempo previsto: 15 minutos
6ª Atividade:
Divisão do grande grupo em pequenos grupos para a leitura e discussão da introdução do livro Introdução à Hermenêutica Filosófica, de Jean Grondin.
Tempo previsto: 60 minutos
Apresentação das conclusões e questionamentos alcançados pelo grupo (apenas uma pessoa de cada grupo desempenhará tal tarefa)
Tempo previsto: 45 minutos
7ª Atividade:
Os mesmos grupos formados para a 6ª atividade elaborarão, com base no material fornecido e em seu arcabouço conceitual, seis questões de uma possível prova: três questões de múltipla escolha, e três questões discursivas.
Tempo previsto: 45 minutos
Socialização das questões elaboradas.
Tempo previsto: 75 minutos

Formação: Geografia/ Ensino Médio

Participantes: Professores de Geografia do Ensino Médio
Professor Articulador: Luciano Laurindo dos Santos

Objetivo da Formação:
Discutir e explorar a cartografia como ferramenta viável de construção e estímulo na prática de ensino da geografia.

Objetivos da Formação:
Apresentar a fundamentação teórica que justifica o estudo da cartografia;
Subsidiar os professores com propostas de inserção de recursos cartográficos, como instrumentos auxiliares e complementares no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar oportunidades aos professores para realizar experiências, de forma a construir cada conceito gradativamente e estimular a integração e a participação efetiva de ambos na construção do conhecimento.

1ª Parte da Formação: Manhã
1ª Atividade:
Momento cultural
Leitura do texto: Alfabetização cartográfica: um desafio para o ensino de geografia;
Vídeo: cartografia e novas linguagens no ensino de geografia
Socialização da atividade

2ª Atividade:
Slides sobre a fundamentação teórica da cartografia
Socialização da atividade

2ª Parte da Formação: Tarde
3ª Atividade:
Vídeo: Leitura de gráficos e tabelas
Socialização da atividade

4ª Atividade:
Sugestão de sites/blogs para pesquisa no ensino da cartografia;
Proposta para utilização das tecnologias espaciais: o uso do programa Google Heart na produção do conhecimento geográfico.
Formação: História/ Ensino Médio
Participantes: Professores de História do Ensino Médio
Professor Articulador: Moisés Pereira da Silva

TEMÁTICA: A Lei 10.639/03 – História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.

OBJETIVO DO ENCONTRO:
Compreender, a partir do contexto histórico brasileiro, e paraense, a importância da Lei 10.639/2003 enquanto resultado das políticas afirmativas do governo.
Problematizar os desafios à efetivação da Lei tendo como referências a formação docente e o material didático disponível nas escolas.
Partilhar experiências docentes referentes à temática.
Construir coletivamente alternativas que viabilizem e, ou, facilitem o ensino de história da África e a valorização da cultura afro-brasileira.

1ª Parte da Formação: Manhã
Momento Cultural – Áudio: Mama África (Chico César).
Devolutiva: apresentação da temática.
Leitura em grupo do texto: História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.
Lanche
Socialização das discussões em grupo.
Encaminhamentos

2ª Parte da Formação: Tarde
Momento Cultural – Vinícius de Moraes: O canto de Oxum
Vídeo - A História Única
Diálogo sobre o vídeo
Análise do Livro didático
Socialização
Encaminhamentos e avaliação do encontro: preenchimento do instrumental de avaliação.

AGRADECIMENTOS


 "Agradecemos ao apoio de todas as instituições e profissionais que dedicaram empenho e parceria para que realizassemos com sucesso esta ultima formação de professores deste semestre. Esperamos poder contar com o apoio nas próximas formações que virão. A todos o nosso muito obrigado!".
 Equipe de Formação/ 4ª URE
Parceiros:
Centro Integrado de Ensino/ ÊXITO
Grupo FUTURO Educacional
Prof. Hildemarques dos Santos Alves / Biologia 
Prof. José Rodrigues de Sales/  Matemática
Prof. Edilson Gomes de Souza/ Matemática 
Profa. Edna Maria Diniz Pimenta – Diretora da E.E.E.M. Acy de Jesus Barros
Profa. Hellen Nyde da Silva e Souza – Diretora da E.E.E.M. Rio Tocantins/CAIC
Profa. Luciléia Rodrigues – Coordenadora do  NTE/ Escola Rio Tocantins - CAIC
Profa. Adailde Farias – Diretora da E.E.E.M. Dr. Geraldo Veloso 
Vanderlei Lopes Barros – Diretor da E.E.E.M. Plínio Pinheiro


Enem 2012


Inscrições para o exame começam nesta segunda 

Quinta-feira, 24 de maio de 2012 - Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital para o exame será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.

 As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

 A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.
 Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira. “O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

 Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos. 
Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China. 
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. 

Histórico – O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. 
Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. 

 Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio. 

Postdo por Adenison Godinho/ 4ª URE

SEMANA ESTADUAL DO BEBÊ



Governo do Estado do Pará realizará a 1ª Semana Estadual do Bebê. 

 Do Portal Oficial/ 4ªURE-SEDUC

O Governo do Pará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF), realiza a I Semana Estadual do Bebê no Pará – A 1ª Primeira Infância em 1◦ Lugar. 
Movimentos sociais, ONGs, organizações do Judiciário, associações de prefeituras, Undime, Coseme, universidades e outras instituições também estão sendo convidadas a participar da iniciativa.  

A I Semana está sob a coordenação do Propaz, responsável tanto por articular todos os setores do Governo do Estado como também da sociedade, para a sua realização. Ao investir na primeira infância e assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades. Esta, porém, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade. E é justamente a união da comunidade em torno da proteção à gestante e à criança que garantirá o grande sucesso da Semana do Bebê no Pará.

Objetivo
Promover a participação das Secretarias de Governo do Estado do Pará na organização e execução de ações durante a realização da Semana do Bebê nos municípios de Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Soure do Estado do Pará no período de 10 a 15/06/2012.

Marabá será uma das cidades pólos
Marabá é uma das primeiras cidade a aderir a Semana Estadual do Bebê no Pará. A Semana é estratégica para mobilização da sociedade para o debate sobre o direito de sobreviver e se desenvolver de cada criança e cada adolescente na Amazônia. Vale ressaltar que serão desenvolvidas várias atividades com a comunidade como: Orientação sobre Saúde Bucal, Certidão de Nascimento, Imunização de 0 a 6 anos, Mutirão Registro Civil, Oficinas, Palestras, além de atividades culturais.

Abertura
Dia 10 de junho de 2012, na Praça da Liberdade, a partir das 18:00.

Local dos Atendimentos
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “RAIMUNDO JOSÉ DE SOUZA”
Endereço: Avenida 26 de Junho s/nº, Núcleo Liberdade.
Atividades e atendimentos na Praça da Liberdade
Horário
De 08 às 17h

Realização e Parcerias:


Postado por: Adenilson Godinho / 4ª URE - Marabá

20.000 ACESSOS

Continuem acessando os nossos conteúdos, estamos trabalhando para melhor atendê-los.

Postado por Adenilson Godinho.