Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Marabá, 07 de julho de 2012.
Por Adenilson Godinho.

Apresentação


Atenção educadores de Marabá e região, estão abertas as inscrições para o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB.
O curso será realizado na modalidade a distância, entre agosto de 2012 e abril de 2013, com carga horária de 180 horas. É composto por 4 módulos temáticos e um módulo de acompanhamento à implementação do projeto de prevenção elaborado no decorrer do curso.

Inscrição

Prazo: de 2 a 15 de julho.
Observações importantes:
  • Obtenha o número do CÓDIGO INEP de sua escola
  • Após clicar no link abaixo preencha seu cadastro
  • Ao entrar no site do CESPE localize o "CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES“
  • Preencha todo formulário de inscrição e efetive sua inscrição.
  • Lembre-se que você deverá confirmar sua matrícula na data informada em sua inscrição
FAÇA AQUI, SUA INSCRIÇÃO
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (61)3107-8912 ou pelo email: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com

Requisitos Obrigatórios para Inscrição

O processo de inscrição observará os seguintes requisitos:
1) Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício em unidades de ensino;
2) Realizar inscrição online no período determinado (2 a 15 de Julho);
3) Confirmar matrícula no período determinado: na 1ª chamada (22 a 26 de Julho) ou na 2ª chamada (30 e 31 de Julho).

Quanto aos critérios de classificação:

As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de seleção, em caráter classificatório:
1) Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano "CRACK, é possível vencer!";
2) Grupos entre 5 e 10 educadores cursistas por escola;
3) Educadores atuando com estudantes de Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
4) Escolas que tenham inscrito pelo menos 2 educadores da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);
5) Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros.

Número de Vagas e Abrangência

A edição de 2012 do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas ofertará 70.000 vagas para 14.000 escolas em todo o território nacional.

Cronograma do processo seletivo Mês de julho/2012

De 1 a 15 de Julho - Inscrição pelo educador
21 de Julho - Divulgação da lista de selecionados pelo CESPE
22 a 26 de Julho - Confirmação online da Matrícula pelo educador
29 de Julho - Divulgação da lista de selecionados em segunda chamada pelo CESPE
30 e 31 de Julho - Confirmação online da Matrícula dos convocados em segunda chamada pelo educador

Objetivo do Curso

Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.

Conteúdo

O conteúdo do curso é desenvolvido através de módulos, apresentados a partir das seguintes temáticas:
Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas.
Módulo 2: Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção.
Módulo 3: A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais.
Módulo 4: Ações preventivas do uso de drogas na escola.
Módulo 5: Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

Metodologia do curso

O curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas é realizado na modalidade de Educação a Distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Este ambiente é composto por conteúdos e recursos didáticos que possibilitam a aprendizagem de conceitos e metodologias de prevenção do uso de drogas. As atividades possibilitam produções individuais e produções colaborativas no ambiente virtual e no contexto da escola.
Os quatro primeiros módulos tratam de conceitos, abordagens e metodologias relacionados à prevenção do uso de drogas. O quinto módulo consiste de orientações didáticas para a implementação de ações do Projeto de prevenção construído no decorrer do curso.

Material pedagógico

O curso contempla diversificação de mídias, incluindo material impresso, mídia em DVD e Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Cada cursista selecionado receberá um “kit do material didático” constituído pelo livro-texto e o DVD. O livro reúne orientações sobre o curso e o desenvolvimento dos conteúdos referentes a cada módulo. O DVD contém 16 vídeos que introduzem cada unidade temática servindo de suporte para a realização de fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem.

Período do Curso

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas será realizado no período de agosto de 2012 a abril de 2013.

Certificação

Os educadores cursistas aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela Universidade de Brasília.



Adenilson Godinho é Especialista em Educação/ SEDUC

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