Programa de Gestão Educacional - PGE

Comunidade escolar com o mesmo objetivo: o desenvolvimento e eficiência  na gestão para resultado.

Marabá, 04 de julho de 2012.
Por Adenilson Godinho


O PGE promove uma forma de trabalho que alinha os esforços do sistema público estadual de ensino do para alcançar objetivos comuns. Assim, todas as ações da Secretaria de Educação, das escolas, das salas de aula, dos alunos e das famílias buscam as mesmas metas de desenvolvimento da educação do respectivo município.
Durante a implantação do PGE, são realizados encontros técnicos com as equipes de facilitadores da Rede Estadual de Educação que, no Estado do Pará, tem a Consutora da Projecta, Fernanda Leal a frente dos trabalhos do PGE. Os encontros detectam pontos fortes e fracos, melhorias necessárias, oportunidades e, principalmente, define a formação das lideranças locais que trabalharão como facilitadores e promotores do Programa e de sua tecnologia.

Resultado

Escolas Participantes do PGE de abrangência da 4ª URE

No total, 14 escolas da Rede Estadual de Ensino integram o PGE, na região de abrangência da 4ª URE. Acompanhe abaixo, os municípiosas e suas respectivas escolas:

 MARABÁ
EEEM Prof. Anísio Teixeira
EEEM Profª. Oneide de Souza
EEEM Prof. Walkise da Silveira Vianna
EEEM Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira
EEEM Liberdade
EEEM Dr. Gaspar Vianna

CANAÃ DOS CARAJÁS
EEEM Prof. João Nelson
EEEM Irmã Laura de Martins Carvalho
EEEM Prof. João Nelson dos Prazeres Henrique

PARAUAPEBAS

EEEM Cecília Meireles
EEEM Eduardo Angelim
EEEM João Prudêncio de Brito
EEEM Gen. Euclides Figueiredo
EEEM Carlos Henrique
EEEM Marluce Massariol   

 As linhas gerais do Programa

Iniciado em novembro de 2011, o PGE conta com a participação de técnicos do Setor Pedagógico/ 4ª URE e Equipes Gestoras das 14 escolas envolvidas no programa. Estes profissionais compôem as equipes de facilitadores formadas por gestores, coordenadores, professores. O grupo tem o objetivo de fortalecer a gestão educacional para resultado, visando a melhoria da aprendizagem dos alunos, por meio dos diversos segmentos escolares.

Até 2013, serão realizadas, 16 jornadas pedagógicas, reunindo 58 participantes da equipe de facilitadores de todas as escolas do PGE/4ª URE, com encontros realizados em Marabá e Parauapebas. Nestes encontros, os representantes das escolas debatem sobre a importância do PGE como um programa que é fruto da parceria entre SEDUC e a VALE, cuja natureza e o objetivo visam buscar mecanismos de apoio às práticas pedagógicas no rumo de ampliar aprendizagem dos alunos, desenvolvendo competências e habilidades e oportunizando novas perspectivas de vida e inserção no mercado de trabalho.

Para a Coordenadora Pedagógica da URE Marabá, Robenilde Lima, o programa é de suma importância para o fortalecimento das escolas de Ensino Médio no Estado do Pará, pois possibilita a todos os envolvidos terem sua visão, missão, objetivos e metas bem definidas, proporcionando o aprimoramento no processo ensino-aprendizagem nas escolas do programa.     

"Quando trabalhamos com este tipo de parceria estamos com foco voltado para a melhoria dos índices educacionais. A otimização da gestão e do trabalho pedagógico e a motivação de todos os profissionais que integram o ensino público nas escolas de ensino médio, constituem o alvo deste programa, todavia, o aluno é o objetivo maior desta iniciativa. Melhorar a sua realidade educacional e trabalhar para que o nosso aluno de ensino médio conclua essa etapa do ensino com condições de encontrar seu espaço no mercado de trabalho e, até mesmo, para que ele possa dar continuidades nos estudos é objetivo maior do PGE".
 Assim definiu a missão do Programa de Gestão Educacional - PGE, a Coordenadora Pedagógica - 4ª URE, Robenilde Lima.   




Adenilson Godinho é Especialista em Educação - 4ª URE       

1 comentários:

O que nos estudantes pensamos do PGE!

O PGE é uma iniciativa Louvavel da SEDUC mais pra ele de fato venha a funcionar algumas coisas deveriam tambem funcionar tomos como exemplo a 4 URE Marabá estudo a dois anos e numca vi a 4 ure fazer se quer uma visitar as escolas e aos alunos de Parauapebas, pra nos estudantes a URE não pasa de enorme Cabide de empregos.
Outro detalhe e que ser é um programa pra os estudantes e para a melhoria da educação por que os estudantes não participam da gestão do PGE como opiniões e sugestões oque se ver é apenas os professores e os Ditadores ( Diretores das Escolas) fazendo missão e tal mais nos estudantes não nos sentimos parte desse programa que é pra melhoria do ensino que consequentimente seramos ou somos parte dele.
Gestão Democratica para o programa dar certo seria importante a continuidade da Eleição dos gestores escolares escola livre sem diretor quero eleger meu diretor, pondo fim aos apadrinhamentos politicos, tem diretor que se acha dono de escola aqui em Parauapebas, Por que nos perseguir enquanto movimento estudantil ja que de todas as Regionais da União Brasileira dos Estudantes secundarista a Sul é aqui o Movimento estudantil é mais Perseguido e somos parte importante Para o PGE não Somos? Outro detalhe não adianta fazer plano de gestão sendo que a estrutura das escolas beira o caos tire como exemplo Parauapebas onde se tem 3 escolas estaduais com predios proprios e o restante vive as custas do gov Municipal em predios das escolas municipais sendo humilhados e merenda escolar nem se falar é inesxistente. para o PGE ser legal a escola tem que ta legal como vimos não estar preparem pois sera mais um Fracaso na lista de planos da seduc se isso que foi postado aqui não for levado em consideração o estudantes Paranese é que menos passa tempo nas escola e sabe por que pois ele não se sente parte dela é isso que acontece.

União Brasileira dos Estudantes Secundarista no Sul do Pará

boa sorte

Por Elton Estudante do 2 ano da escola Marluce masariol em Parauapebas e presidente do grêmio estudantil e militanteda UBES sul do Pará.

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