Informações da Direção

Conheça mais sobre a direção da 4ª URE e deixe seu comentário.

A educação em Marabá e para Marabá

Notícias relevantes sobre diversas áreas da educação.

ENSINO MÉDIO INOVADOR - PJF

As últimas informações sobre o programa PJF.

Aniversariante do dia

Professora Lindalva no momento de apagar a velhinha

Parabéns pra você!

Hoje quem apaga as velhinhas é a técnica do Setor Pedagógico, Profª. Lindalva Ribeiro Barros, comemorando mais uma primavera com muita saúde e felicidade. Os amigos e colegas da 4ª Unidade Regional de Ensino prepararam uma festinha surpresa para aniversariante que comemorou a iniciativa com muita alegria.

“Muito obrigado a todos! Sinto-me feliz em saber que fui lembrada neste dia importante para mim. Sou grata a todos e que vocês continuem sendo essas pessoas maravilhosas que são, pois ações como esta nos deixa com o espírito elevado e felicitado”.

Comentou a professora.

Postado por Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

Documentos do Projeto Jovem de Futuro

Como existem muitas dúvidas a respeito do Programa Jovem de Futuro estamos disponibilizando dois arquivos  com documentos, são portarias, resoluções, modelos de planilhas, etc.

Os arquivos estão compactados em RAR para facilitar o download. Depois de baixar é só usar o seu programa de descompactar arquivos (Winrar ou Winzip, os mais comuns) e pronto, você terá todos os documentos que precisa para entender melhor o "Jovem de Futuro.

JOVEM DE FUTURO PARTE 2

4ª URE segue firme na parceria com o Colégio Alvorada

Equipe da 4ª URE em visita ao Colégio Alvorada

Perto de completar 4 anos a parceria educacional entre a 4ª URE e o Colégio Alvorada já colhe bons resultados na inserção do aluno deficiente físico e visual.

O Projeto que visa difundir e desenvolver a prática de natação como atividade física para alunos da Rede Estadual de Ensino com deficiência física e visual, vem apresentando resultados significativos no desenvolvimento educacional e social de dezenas de alunos do Ensino Médio de Marabá e região.

Alunos deficientes atendidos pelo projeto

A proposta é resultado de uma parceria entre a 4ª Unidade Regional de Ensino e o Colégio Alvorada que além de promover a inserção do aluno deficiente em atividades de educação física, a partir da recreação e do lazer como instrumento de apoio ao desenvolvimento corporal e a interação social que vise a conquista da autonomia, tem também o propósito de criar na cidade de Marabá, a 1ª Equipe Paraolímpica de Natação.

Vista do espaço de atividades físicas
Ontem, quarta-feira (8) em visita especial ao Colégio Alvorada, representando oficialmente o Diretor da 4ª URE, Pedro Souza, a Secretária, Heide Castro, a Coordenadora da Educação Especial, Profa. Rosilene Sarges, acompanhadas da Coordenadora do SOME, Martha Cunha, foram recepcionadas pelo Diretor do Colégio Alvorada, Bruno Victor Barroso, ocasião em que agradeceram e reforçaram a parceria educacional.

Na oportunidade, o Diretor Bruno Victor Barroso se demonstrou solícito na parceria e se colocou a disposição para que o projeto possa continuar contribuindo com a educação dos alunos atendidos na proposta. 

“É uma honra para nós do Colégio Alvorada poder abraçar um projeto desta natureza e objetivo. Estamos de portas abertas para iniciativas bonitas e responsáveis como esta”.

Em seguida a Secretária Heide Castro comentou os 4 anos de parceria:
“Em nome do Diretor Pedro Souza, gostaria de ressaltar que o sucesso dessa parceria nestes 4 anos de inserção social de alunos deficientes, se deve ao apoio fundamental do Colégio Alvorada que soube compreender a necessidade de se realizar este projeto, pois, enquanto URE, somos carentes de espaços adequados para atender alunos com estas especificidades. Um desafio que hoje é uma realidade e que já colhe bons frutos. Obrigado aos administradores do Colégio Alvorada”.

A coordenadora da Educação Especial, Rosilene Sarges também prestou agradecimentos:

“Aproveito a oportunidade para agradecer toda equipe pedagógica do Colégio Alvorada, os administradores por compreenderem o espírito da proposta e, especialmente, ao professor Arionaldo Borges que é o nosso colega idealizador do projeto”.

Conclui a coordenadora da Educação Especial, Rosilene Sarges.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico 4ª URE)

4ª URE realiza reunião para Lotação 2012


Durante toda a tarde de ontem e pela manhã desta quinta-feira (8), estiveram reunidos na sala de reunião da 4ª Unidade Regional de Ensino, gestores educacionais do Ensino Médio vinculados a 4ª URE, o Diretor do Órgão, Pedro Ribeiro de Souza, além de técnicos de vários setores da unidade.

O encontro foi considerado muito produtivo, dada a massiva participação de gestores, cerca de 95% de representatividade das escolas dos 17 municípios de jurisdição da 4ª URE, o que revela o amplo interesse e responsabilidade da gestão escolar na busca das metas e resultados traçados para 2012.

A lotação foi o foco do debate para o desenvolvimento das atividades do ensino, para o ano letivo atual. No encontro, foram apresentadas aos Gestores presentes as informações técnicas e as orientações quanto as metas e prazos estabelecidos no cronograma SEDUC/MEC 2012, no que vale ressaltar toda documentação pertinente ao compromisso da escola com os órgão Estadual e Federal de ensino.

Aproveitando a oportunidade, o Diretor Pedro Souza, abriu o espaço para debater temas de grande importância para o exercício letivo 2012, tais como os Programas educacionais em implantação como: Projeto Jovem de Futuro, o Ensino Médio Inovador e o fortalecimento dos Espaços Pedagógicos que exigem atenção especial da gestão escolar quanto a prazos estabelecidos pela SEDUC.

Foram também debatidas e esclarecidas algumas dúvidas sobre regularização de unidades, preenchimento adequado de documentação da escola, folha mecanizada, freqüência, matrícula, jornada pedagógica das escolas, fundo rotativo, entre outros assuntos relacionados às demandas junto a SEDUC e assuntos internos da 4ª URE.
Entre os técnicos a fazer uso da palavra, Elessandra Cunha, responsável pelo Setor de Lotação da 4ª URE fez a seguinte declaração:

“Este debate é muito importante para que as nossas dúvidas possam ser esclarecidas, principalmente porque estamos vivendo um momento de grandes mudanças e o incremento de programas novos como o Ensino Médio Inovador e o projeto Jovem de Futuro que exigem mais empenho e dedicação de todos nós. Os assuntos tratados aqui, na forma como foram apresentados deixam claros os objetivos e metas traçados para 2012, mas eu queria reforçar que as metas são sempre estabelecidas para estreitar a distância entre o real e o ideal e partindo da nossa realidade juntos plantaremos as sementes da escola ideal que sonhamos. Portanto, desejamos um bom trabalho a todos” 

Conclui a técnica do setor de lotação..

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico 4ª URE)

Atenção Professores do Ensino Médio


Ministério da Educação distribuirá tablets a docentes atuantes no Ensino Médio.

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre do ano letivo 2012.

Característica do equipamento.

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado. Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. 

Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores. Nas palavras do Ministro:

“É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação. Mas é evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.” 

Conclui Mercadante.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico 4ª URE)

Aniversariantes do dia




Calendário de Formação para 2012

Para facilitar o planejamento das escolas e dos professores, equipe pedagógica da 4ª URE montou o calendário de formação para o ano letivo de 2012. É importante destacar a importância da formação continuada para a qualidade da educação, nossos professores ao aderirem em massa ao programa que é uma luta desta gestão da 4ª URE, estão fazendo dessa ação referência no estado. 

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO 2012

BAIXAR O CALENDÁRIO AQUI

Aniversariantes do dia

Os aniversariantes lateados por colegas de trabalho

Muitas felicidades para o Professor Wendel Matos e a Pedagoga Rejane Barreto.

Parada obrigatória para parabenizar os nossos colegas do Setor Pedagógico, Wendel Matos - Professor de Matemática e Rejane Barreto Técnica/URE. A equipe de trabalho preparou uma surpresa para os dois professores e o resultado não poderia ser outro, senão a união de alegria e felicidade pela lembrança dos aniversários do momento.

Movidos de alegria os colegas declararam as seguintes mensagens:

Obrigado pela lembrança, momentos como estes fazem agente se sentir muito feliz e valorizado”

Comemorou o Prof. Wendel Matos.

“Também gostaria de agradecer a cada um de vocês, pois o dia é especial para nós, mas comemorar junto com as pessoas que dividimos a nossa missão profissional cotidianamente é muito gratificante porque constitui a nossa 2ª grande família. Obrigado gente!”

Conclui a Professora Rejane Barreto.

Parabéns aos dois!

Postado por: Adenilson Godinho

Coordenadora do Setor Pedagógico ganha bebê

Os amigos e colegas de trabalho parabenizam Milena Carrera.

Milena Carrera - Técnica/ Setor Pedagógico da 4ª URE

A notícia que ganhou os corredores e os setores de trabalho da 4ª URE, hoje, foi o nascimento do bebê da servidora, Milena Carreira – Coordenadora do Setor Pedagógico. Os amigos e colegas de trabalho receberam com grande alegria a notícia da vinda de mais um paraense que encherá de alegria a jovem família da técnica/URE. 

O Diretor da Regional 4 de Ensino, Pedro Souza, aproveitou o momento para também comentar o fato: 

“Ficamos felizes pela notícia e desejamos muita saúde para mamãe e bebê. Sendo mãe de primeira viagem, Milena terá a oportunidade de um aprendizado significativo que mudará para sempre a sua rotina de vida. Que esta criança seja uma fonte de inspiração para esta competente colega de trabalho”.

Este Pôster também aproveita o momento para desejar toda felicidade do mundo para Milena e família: 

“Que esta criança receba todo amor e carinho, digna de afeto e proteção da família que Deus a concebera. Parabéns Milena!” 

Conclui.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE).

CONHEÇA OS SIMBOLOS DO SEU MUNICÍPIO

Hoje: A bandeira do município de Marabá 


A bandeira do município de Marabá é um dos três símbolos oficiais de Marabá. Seu desenho geométrico composto pelo encontro de duas faixas amarelas na diagonal que formam um "y" e uma estrela no encontro das faixas, adotando a forma vexilológica de pairle, com proporções na base 7:10 e três cores (verde, amarelo e prata). 

Instituída como Símbolo Oficial do Município de Marabá em 27 de Outubro de 1923 na cerimônia de entrega do título de Município, quando da emancipação política e administrativa de Marabá. Segundo a simbologia oficial a cor Verde simboliza a floreta, fonte de grande riqueza nos primórdios da ocupação territorial municipal.

O Amarelo das faixas que estão em forma semi-pairle simboliza os rios que foram por muito tempo uma grande fonte de riqueza e única via de transporte de Marabá, tendo a sede municipal surgido em função dos rios Tocantins e Itacaiúnas. 

A estrela Prateada simboliza a sede municipal margeada pelos dois majestosos e imponentes rios Tocantins e Itacaiunas. As cores Verde e Amarelo da nossa bandeira, foram escolhidas para sempre estarem em consonância com as cores da bandeira do Brasil.

Bom! Agente vai ficando por aqui. Semana que vem o assunto será o Hino Oficial do Município de Marabá. Até lá e bons estudos.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

Quem está de parabéns hoje é o Pôster do Blog Oficial da 4ª URE

Adenilson Godinho (centro) ladeado pelo Diretor da 4ª URE, Pedro Souza, e toda a equipe do órgão.

O aniversariante do dia é o Servidor, Adenilson Godinho, técnico do Setor Pedagógico da 4ª Unidade Regional de Ensino e o Pôster do Blog www.4ure.com.br 

Completando mais um ano de vida e experiência profissional, este Pôster deixa a sua mensagem de agradecimento:

“Agradeço as manifestações de carinho e os parabéns que venho recebendo ao longo deste dia que, para mim, é uma data especial. Esta homenagem surpresa prova o quanto esta equipe valoriza os amigos e colegas de trabalho. Aproveito o momento para declarar o meu muito obrigado a todos”.

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)


Veja mais fotos...

O Aniversariante do Dia .




4ª URE segue com as formações

A “interdisciplinaridade” foi a temática em discussão.


Os debates sobre a educação de qualidade e as mudanças nas práticas pedagógicas na sala de aula foram a grande temática da III Formação de Professores em Contexto de Trabalho, que aconteceu na terça-feira (31), no Instituto Êxito de Ensino, no bairro Marabá Pioneira.
Durante o dia inteiro, professores de várias disciplinas tiveram a oportunidade para debater idéias e propor alternativas de trabalho docente, cuja referência didático-pedagógica perpassa pela interdisciplinaridade, como proposta de transformação do ensino, como resultado do desenvolvimento de uma visão ampliada e global da realidade, que surge das contribuições e um melhor aproveitamento entre as varias disciplinas do currículo da escola.

Confira a nossa galeria de foto deste encontro que conclui as atividades iniciadas em 2011:

Postado por: Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)

III FORMAÇÃO DE PROFESSORES