2º CICLO - PROJETO JOVEM DE FUTURO


Marabá - Pará, 28 de setembro de 2012

Por: Prof. Adenilson Godinho

Supervisores do Projeto Jovem de Futuro da 4ª URE e trio gestor de 15 escolas da regional participam de Formação Seduc/ Instituto UNIBANCO.


Durante os dias 25 e 26 de setembro o Projeto Jovem de Futuro deu início ao primeiro encontro de formação para as 260 novas escolas que irão fazer parte do projeto no Estado do Pará. A formação aconteceu no Hotel Crowne Plaza Belém, e contou com a participação de gestores e professores de instituições de ensino da Região Metropolitana de Belém e de todos municípios do Estado.

O objetivo deste encontro visa a capacitação e formação pedagógica através dos profissionais do Instituto Unibanco e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) aos educadores (trio gestor e supervisores de UREs e USEs) que participarão do programa, garantindo a plena implantação do projeto nas escolas selecionadas.
Segundo Reginaldo Paiva, membro da Coordenação de Ensino Médio (Coem), este encontro é vital para a aproximação e conhecimento do programa. Nas suas palavras:
“Estas escolas farão parte do 2º ciclo de formação. Hoje estão conhecendo o projeto e o objetivo do programa, a intenção é fazer com que já saiam deste encontro com um plano de ação para 2013 a ser implantado nas escolas das quais fazem parte”.

Nesta formação participaram supervisores de todas as regiões pólos do Pará, incluindo a região metropolitana. Representando a 4ª Unidade Regional de Ensino – Marabá, os supervisores: Adenilson Godinho, Cristina Leite e Robenilde Lima se demonstraram muito participativos e compromissados com o sucesso da capacitação entre os educadores da sua regional.

“O programa surge num momento muito importante para a escola pública paraense. O Projeto Jovem de Futuro irá tornar o ambiente escolar mais atraente e sedutor para o aluno e provocará uma micro revolução em cada ambiente escolar implantado, ou seja, promoverá uma significativa quebra de paradigmas e a monotonia que existe dentro das escolas, e que alimentam o drama da evasão escolar e dos baixos índices de aproveitamento do aluno no Ensino Médio. O PJF será a base fundamental para a grande virada educacional em nosso estado”.

A afirmação vem do Supervisor PJF, Prof. Adenilson Godinho, durante sua fala no plenário da capacitação em Belém.
  
O Projeto Jovem de Futuro permite que as escolas elaborem e desenvolvam os seus próprios planos de ação, atentando sempre para o melhor desenvolvimento do aluno, e também podem utilizar outras metodologias de ensino oferecidas pelo Instituto Unibanco.

Conheça o Projeto Jovem de Futuro

Projeto - O Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco e desenvolvido em parceria com os governos Federal, por meio do Programa Ensino Médio Inovador e Estadual, através da Seduc, para as escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão.

As escolas recebem apoio técnico e financeiro para a elaboração de um Plano de Melhoria de Qualidade, que terá a duração de três anos, ou seja, as três séries do Ensino Médio. Os recursos são repassados diretamente para as escolas através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

As escolas tem autonomia para decidir sobre os destino dos recursos, desde que priorizem o incentivo aos professores e alunos através de capacitação, premiação e rendimento. Podem também trabalhar na melhoria da infraestrutura do estabelecimento de ensino.

Adenilson Godinho é Especialista em Educação/ SEDUC – 4ª URE





0 comentários:

Postar um comentário