SEDUC/PA participa do II Encontro Nacional Jovem de Futuro em São Paulo SP, que reuniu 300 educadores de seis Estados brasileiros

Delegação paraense, alegria e muitas expectativas sobre o Projeto Jovem de Futuro
O Instituto Unibanco promoveu no período de 26 a 30 de março, em Atibaia, interior de São Paulo, a formação das equipes das Secretarias de Educação, dos seis Estados que incorporaram o Projeto Jovem de Futuro como política pública para o ensino médio, a partir de 2012.

Entre os estados que fazem parte desta proposta estão Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo. O encontro, que tem como tema a INTEGRAÇÃO, reuniu cerca de 300 gestores e supervisores escolares. A formação promoveu também a participação dos secretários estaduais e representadores da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Wanda Engel, Superintendente do Instituto Unibanco
O Secretário de Estado de Educação do Pará, Cláudio Cavalcante, esteve presente no encontro e acompanhou de perto a participação da delegação paraense na formação.

O Secretário de Estado de Educação, Cláudio Cavalcante em conversa com os técnicos da 4ª URE, Adenilson Godinho e Katiúcia Moraes.

Em conversa com o Técnico da 4ª Unidade Regional de Ensino, Adenilson Godinho – Pôster do site da Regional, o Secretário disse que o Governo do Estado do Pará, através da SEDUC esta depositando todas as fichas no sucesso do projeto e aproveitou para pedir o empenho, integração e dedicação da 4ª URE na implementação do PJF nas escolas vinculadas a esta Regional de Ensino.

 “É momento de nos apropriarmos de mais informação sobre o projeto e de mobilizarmos todas as nossas forças no sentido de efetivarmos com êxito esta 1ª etapa do PJF como parte importante do Programa Ensino Médio Inovador/ ProEMI. Para tanto a nossa participação nesta formação é de fundamental importância”, informou o Secretário ao supervisor PJF, Adenilson Godinho.   
O técnico da 4ª URE,Adenlson Godinho e a Educadora Wanda Engel.
A superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, abriu a programação oficial do II Encontro Nacional Jovem de Futuro chamando atenção sobre a importância da integração entre programas e políticas para a juventude, como estratégia para consolidação e obtenção dos resultados pelos Estados que incorporam o projeto educacional.

“O Instituto Unibanco acredita na capacidade do sistema público de dar a grande virada. O Jovem de Futuro foi testado e validado e, a partir de agora, será implantado em larga escala, graças a uma parceria entre o Governo Federal, por meio do MEC, os Governos Estaduais, por meio das Secretarias de Educação, e o Instituto Unibanco”, explica Wanda.
Fruto dessa parceria é o projeto Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, completa.

O Projeto Jovem de Futuro
Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, o projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia social viável para reprodução em larga escala.

Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de três milhões de jovens, de 3.621 escolas do Brasil, serão beneficiados. Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino.

Em Marabá, sudeste do Pará, participam 24 escolas da Rede Estadual de Ensino. Estão a frente da proposta como supervisores do PJF os técnicos do Setor Pedagógico: Adenilson Godinho, Katiúcia Moraes, Wendel Matos e Walmir Gomes.
“Estamos convencidos de que a proposta promoverá grandes transformações no ensino público paraense. E para que esta virada realmente aconteça é necessário o engajamento de todos no projeto. Estou confiante no PJF e fico feliz em participar deste momento histórico para a nossa educação”, conclui Adenilson Godinho.

Postado por Adenilson Godinho (Setor Pedagógico – 4ª URE)


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