SEDUC e Instituto Unibanco realizam treinamento para Projeto Jovem de Futuro no Estado do Pará.




4ª URE terá 24 escolas contempladas no programa.

     O treinamento que aconteceu durantes os dias 05,06 e 07 de dezembro de 2011, no Auditório do Hotel Crowne Plaza em Belém do Pará, constitui uma importante etapa da preparação dos avaliadores e equipe gestora do projeto. O que é o Projeto Jovem de Futuro?
       O Projeto Jovem de Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação – (SEDUC) em parceria com o UNIBANCO, cuja proposta visa integrar três grandes eixos norteadores: Aluno, Professor e Gestão, visando desenvolver a Gestão Escolar para Resultado. O objetivo geral desta proposta é contribuir para que os jovens concluam o Ensino Médio com qualidade.
        Para se alcançar os resultados esperados é necessário a construção de um plano de ação que seja norteado por estratégias e metas que tornem as escolas um espaço privilegiado para a SuperAção dos grandes problemas enfrentados pela maioria das escolas públicas hoje no Brasil e que acabam tornando a escola um espaço de abandono, alienígena de sua própria realidade e, portanto, pouco sedutora para o aluno.
        Nesta perspectiva, o Projeto Jovem de Futuro, além de desenvolver Programas de Capacitação de servidores em estão Escolar, com o uso de tecnologia para o ensino, visando resultados pedagógicos melhorados, aumentar a frequência dos alunos e, com isso, o rendimento escolar em 25 pontos (desvio padrão em Língua Portuguesa e Matemática em 3 anos). Para tanto, o PJF prevê o repasse e/ou apoio técnico e financeiro de (R$ 100,00 ano-aluno) para as escolas que aderirem a proposta e, a partir de seu Plano Político Pedagógico, conceber, implantar e avaliar um Plano Jovem de Futuro, cujas ações estratégicas desenham e concebem uma gestão escolar voltada a obtenção de resultados significativos na educação pública, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio paraenses.
       O PJF tem duração de três anos, tempo estabelecido para que a escola, usando a sua autonomia, o que não significa impor mais trabalho para gestão escolar, mas refuncionalizar o seu trabalho de forma diferente (dinâmica, criativa e inovadora) com uma gestão comprometida com a busca de resultados, ou seja, emplacar, a partir de suas ações estratégicas definidas no seu novo e flexível projeto pedagógico, melhorar substancialmente o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino. Tudo será acompanhado por uma avaliação em larga escala, inclusive pelo SAEB de final de Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. O que se quer com isso? Diminuir, sistematicamente, a evasão escolar da escola púbica brasileira e melhorar os dados indicadores do baixo desempenho de alunos do Ensino Médio Brasileiro - IDEB. Como se chega lá? Primeiramente, se faz necessário uma ampla e real diagnose do ensino paraense, a partir de todas as escolas contempladas no Estado, para se saber em que ponto estamos e qual a realidade a se enfrentar.
        Deste ponto em diante, o PJF trabalha o “empoderamento de saberes”, conforme afirma Wanda Engel - Coordenadora do Programa -, para gestores escolares, professores e alunos, ou seja, toda a comunidade escolar, com objetivo de domínio do conhecimento e aprendizagens, cuja alma e objetivo é ajudar o Brasil a melhorar seus índices educacionais e, assim, prepará-los para os grandes desafios que se colocam para o país, no mundo tecnológico e econômico, onde conhecimento é fator primordial para os avanços sociais. Estas, portanto, são as linhas gerais do Projeto Jovem de Futuro.
 
(Postado por: Adenilson Godinho/ Setor Pedagógico)

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