4ª URE REALIZA FORMAÇÃO PARA EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS ESTADUAIS

Os profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino de Marabá e região participaram da V FORMAÇÃO PARA AS EQUIPES GESTORAS, realizada pela 4ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO. O encontro aconteceu no Auditório da Escola Êxito Ensino, Velha Marabá, no dia 13 de dezembro, com programação no período de 14 às 21 horas. Nesse encontro de formação, participaram Diretores, Vice -Diretores, Orientadores e Coordenadores Pedagógicos das Unidades Escolares de vários municípios vinculados a Regional 4.
Neste último encontro de formação com as equipes gestoras em 2011, o objetivo principal foi colocar em discursão as competências e habilidades do trabalho da equipe gestora da escola frente ao processo de planejamento das ações para o início do ano letivo de 2011. No encontro, foram debatidas as seguintes temáticas:
• Atribuições da Equipe Gestora – Apresentada pela Técnica Formadora da 4ª URE, Rejane Barreto;
• O aluno como Centro do Processo de Ensino Aprendizagem: – Apresentada pela Técnica Formadora da 4ª URE, Nilza Helena Souza de Jesus;
• Competências e Habilidades – Apresentada pelo Professor Formador da 4ª URE, Walmir Gomes.

Tendo em vista o papel de referência que a equipe diretiva de cada escola desempenha diariamente, podemos dizer que o desenvolvimento de práticas autenticamente democráticas no interior da escola vai depender, em grande medida, de uma nova postura a ser assumida por essa equipe gestora. Neste sentido, o Diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino, Prof. Pedro Ribeiro de Souza, tem priorizado as formações como um instrumento não apenas de atualização de conhecimentos necessários à prática da gestão para resultados significativos no ensino, mas de aproximação entre gestores, provocando novos saberes e trocas de experiências vividas no cotidiano de cada escola. “Pensar em Planejamento como instrumento de fortalecimento das ações pedagógicas, tendo a gestão como catalisadora de um novo pensar e uma nova proposta de fazer a educação, visando, verdadeiramente, a melhoria do processo ensino aprendizagem, significa quebrar velhos paradigmas”. Concluiu O Prof. Pedro Souza.

0 comentários:

Postar um comentário