PAUTA DA I FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA

Pauta: O Objetivo da Matemática para O Novo Ensino Médio
DATA: 17/08/2011
HORÁRIO: 08:00 h as 12:00h e das 17:00h as 22:00 h.
LOCAL: Escola
PARTICIPANTES: Professores de matemática do Ensino Médio.
FORMADOR: Prof. Wendel Matos


OBJETIVOS DO ENCONTRO.
> Possibilitar que os professores de matemática sejam capazes de compreender a dinâmica e o movimento da educação contemporânea;
> Colocar em discussão a postura profissional de cada educador frente a: ao perfil de aluno, e de educação matemática no contexto dos PCNEM, Orientações Curriculares e a matriz do ENEM.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: que os professores de matemática sejam capazes de:
1. Aprofundar os conhecimentos teóricos para facilitar sua atuação profissional a partir dos conceitos elencados;
2. Mobilizar conhecimentos para a construção de um novo olhar  sobre  as situações-problema que impedem o desenvolvimento do ensino da matemática.
3. Empreender uma prática dos professores de que possibilite uma atuação compromissada com a aprendizagem dos alunos.

CONTEÚDO:
_ A Matemática no Ensino Médio.
_ Papel do professor no Novo Ensino Médio.
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
- Data show.
- Slide
- Textos
ESTRATÉGIAS:
1ª Atividade:
- Acolhimento - Formador
- Apresentação do Roteiro
- Combinados
- Momento literário: Ver não vendo...
Autor: Otto Lara Rezende
O que o texto nos faz pensar?
2ª Atividade:
- Apresentação da temática
 O OBJETIVO DA MATEMÁTICA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO:
-slide, análise e discussão:
- Em que este momento contribui para a expectativa que temos do encontro?
- Quais as principais dificuldade encontrada em sala de aula para podermos alcançar os objetivos elencados no texto?
3ª Atividade:
O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO ENSINO MÉDIO:
-Leitura compartilhada, análise e discussão do texto:
_Em que este texto contribui para melhorar minha intervenção/mediação para que o aluno torne-se um sujeito autônomo no processo de construção do conhecimento?

Avaliação:
Como este estudo contribuiu para a fundamentação teórica dos objetivos do ensino de matemática no Ensino Médio e consequentemente nas ações práticas de sala de aula?

“Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base.
 Auguste Conté

0 comentários:

Postar um comentário