Professores em momento de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho) |
4ª
URE realiza Formação de Professores em Contexto de Trabalho para Docentes da
Rede Estadual de Ensino.
Texto e Postagem: Adenilson Godinho/ 4ª URE- Marabá
"Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”
Em Marabá, mais de 200 professores participaram desta formação, incluindo professores vindos de vários municípios vizinhos como: Abel Figueiredo, Curionópolis, São Geraldo do Araguaia e Itupiranga. Os professores participaram de várias atividades didático-pedagógicas, palestras e debates, cujos objetivos visam o melhoramento da prática de ensino e, sobretudo, que as aulas possam despertar o interesse do aluno para a leitura e o universo das ciências, com ganhos significativos e duradouros para Educação paraense.
Foto: Adenilson Godinho)
As
formações tem sido um importante instrumento de renovação e aprimoramento das
práticas pedagógicas, com a intenção de colocar o professor e a escola em harmonia
com o mundo das tecnologias e das novas linguagens que se estabelecem como elo
de comunicação entre a sala de aula e toda a sua complexa e dinâmica realidade
que a cerca, ou seja, as conexões entre o universo da escola e a sociedade
moderna do século XXI.
“Nos que compomos a Equipe de Formação da 4ª URE estamos convictos da importância e do papel das formações para uma mudança profunda no melhoramento do atendimento educacional. Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”.
“Nos que compomos a Equipe de Formação da 4ª URE estamos convictos da importância e do papel das formações para uma mudança profunda no melhoramento do atendimento educacional. Pela grande adesão e envolvimento dos professores a cada formação realizada, entendemos que esta proposta deverá dar continuidade e receber maior apoio institucional, tendo em vista o alcance dos objetivos previstos”.
Declarou a Coordenadora do Setor Pedagógico Robenilde Lima.
Formação: Instrumento de renovação e perspectivas para Escola, Professores e Alunos.
Para
os Coordenadores Pedagógicos e os Professores Articuladores envolvidos na
formação, é possível explorar substantivamente a capacidade dos professores em
criar vínculos inter e multidisciplinares, partindo de temas e assuntos
debatidos na sala de aula – Tematização da Prática.
Assim,
a própria realidade social a que a escola pertence pode ser redimensionada sob
um olhar pedagógico em que se podem identificar e trabalhar elementos de
disciplinas como: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, Química, Matemática,
enfim, de acordo com os professores, é possível vincular inúmeras disciplinas e
instigar os alunos perceberem tais relações interdisciplinares, por exemplo. Esta
visão, segundo os professores, propicia novas perspectivas e outros olhares
sobre um mesmo assunto, principalmente, nos alunos que são o foco principal do
trabalho pedagógico.
Locais das atividades da
formação
Professores realizando experimentos (Foto: Adenilson Godinho) |
As
atividades como: Experimentos Científicos em Laboratório, Palestras e Debates
aconteceram de acordo com os planos de atividades desenvolvidos pelos
Professores Articuladores e a Equipe Técnico-Pedagógica de Formação da Regional
4 de Ensino, cujos locais de ministrações foram gentilmente disponibilizados pelos gestores escolares, parceiros das formações. Na foto, ao lado, você observa os professores de biologia em momento de experimentos na formação.
Escola 01 - E.E.E.M. Acy de Jesus Barros – Bairro Cidade Nova
Formação: Biologia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Biologia do Ensino Médio.
Professora Articuladora: Simone Oliveira
Professora Colaborador: Hildemarques dos Santos Alves
Objetivos
da Formação: Colocar
em discussão as novas perspectivas do ensino da Biologia
Objetivos
de Aprendizagem:
Elaborar recursos didáticos para minimizar a abstração de alguns conteúdos no ensino de Biologia;
Utilizar jogos didáticos que possam contribuir de maneira efetiva na construção do conhecimento do ensino de Biologia.
Elaborar recursos didáticos para minimizar a abstração de alguns conteúdos no ensino de Biologia;
Utilizar jogos didáticos que possam contribuir de maneira efetiva na construção do conhecimento do ensino de Biologia.
Materiais
utilizados:
Texto: Darwin e as inteligências múltiplas- Celso Antunes
Vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço
Texto: Darwin e as inteligências múltiplas- Celso Antunes
Vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço
1ª
Atividade:
Exibição e discussão a respeito dos vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço
Exibição e discussão a respeito dos vídeos: Replicação do DNA e DNA: a promessa e o preço
2ª
Atividade:
Elaboração de recursos didáticos. Para esta atividade, os professores foram divididos em 04 grupos para realização de experimentos e a confecção de recursos didáticos a partir dos seguintes textos:
Elaboração de recursos didáticos. Para esta atividade, os professores foram divididos em 04 grupos para realização de experimentos e a confecção de recursos didáticos a partir dos seguintes textos:
·
Grupo
1:
A Procura da Vitamina C
·
Grupo
2:
Ácidos nucléicos: como entender isso?
·
Grupo
3:
Pigmentos Vegetais
·
Grupo
4: Perfil
da Genética
3ª
Atividade:
Explanação dos recursos didáticos e experimentos produzidos pelos grupos.
Explanação dos recursos didáticos e experimentos produzidos pelos grupos.
Professores em atenção a cada explanação de estudo e pesquisa (Foto: Adenilson Godinho) |
Formação: Matemática/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Matemática e Física do Ensino Médio
Participantes: Professores de Matemática e Física do Ensino Médio
Professor Articulador: Wendel de Deus Matos
Professor Colaborador: Edilson Gomes de Souza
Objetivo
da Formação:
Ampliar o conhecimento dos professores no uso de software educativo na área de exatas como subsidio da pratica pedagógica.
Ampliar o conhecimento dos professores no uso de software educativo na área de exatas como subsidio da pratica pedagógica.
Objetivos
de Aprendizagem:
- Propiciar aos professores uma experiência de investigação matemática que possa subsidiar uma análise coletiva das potencialidades do uso do GeoGebra e da realização de tarefas investigativas como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Matemática Básica;
- Produzir material para sistematizar e avaliar a aprendizagem de matemática em um processo investigativo;
- Aprofundar o estudo do próprio conteúdo matemático em questão: ENEM.
Materiais
a serem utilizados:
Data show
Software GeoGebra
Slides
Textos
digitalizados
Formação:
1ª Parte/ Manhã
1ª
Atividade:
Acolhimento
- Formador
Apresentação
do Roteiro
Combinados
Momento
Cultural
2ª
Atividade:
Apresentação
da temática
Texto
sobre as TICs.
Só Aplauso
– Reportagem de Salman Khan, Revista Veja, 15/06/2011.
3ª
Atividade:
Software
Geogebra.
Uso das
ferramentas (construções básicas mostradas pelo formador)
Slide,
Vídeo e discussão.
4ª
Atividade:
Divisão em
grupos para estudo de funções.
Tarefa:
montar envelopes com os vídeos referentes a uma dada atividade e distribuir
para o grupo.
O
professor realizará a tarefa com ajuda do vídeo e do formador.
Planejar
uma aula de funções no Software Geogebra.
2ª
Parte da Formação: Tarde
Trigonometria e Geometria
3ª Escola - E.E.E.M. Dr.
Geraldo Veloso –
Bairro Novo Horizonte
(Foto: Adenilson Godinho)
(Foto: Adenilson Godinho)
Adesão e participação integral dos professores nas formações |
Formação: Química/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Química do Ensino
Médio
Professor Articulador: Cairo dos Reis Silva
Objetivo
da Formação:
Colocar
em discussão a aprendizagem significativa a partir das aulas
práticas que são de fundamental importância para estabelecer relação entre o
conhecimento teórico com o prático.
Debater
sobre as aulas de química e estimular os professores há trabalharem com aulas
práticas, utilizando experimentos de baixo custo.
Objetivos
de Aprendizagem:
Analisar experimentos de baixo custo
como instrumentos pedagógicos para professores que buscam reformular sua
prática docente;
Compreender que através de experimentos
de baixo custo, se pode aguçar a curiosidade dos alunos através de desafios
práticos que o levam a desfrutar da química um pouco mais perto de si;
Relacionar os experimentos aos
conteúdos estudados.
1ª
Atividade:
Abertura
Momento
cultural
Música:
Química
2ª
Atividade:
Exibição e discussão da vídeo aula –
Professor Salman Khan
Debate sobre as didáticas utilizadas
pelos professores em suas aulas.
3ª
Atividade:
Leitura do texto – “Propostas de
experimentos de baixo custo centradas no estudante e na comunidade” de Eduardo de Campos Valadares.
Análise e discussão do texto.
4ª
Atividade:
Formação de grupos para desenvolver os
experimentos práticos.
Apresentação e explicação das
atividades.
4ª Escola - E.E.E.M.
Plínio Pinheiro –
Bairro Marabá Pioneira
Formação: Linguagens e Códigos/ Ensino Médio
Participantes: Professores da área de Linguagens e
códigos do Ensino Médio
Professor Articulador: Walmir Gomes da Silva
OBJETIVO
DO ENCONTRO:
Analisar, interpretar e aplicar os
recursos expressivos das linguagens, relacionando textos de diferentes gêneros
e tipos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura
das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
1ª
Parte da Formação: Manhã
1ª
Atividade:
Momento cultural: Vídeo – Jogo de Geri,
Pixar
2ª
Atividade:
Leitura e discussão
do texto “Ler devia ser proibido” de Guiomar Grammon
Leitura de textos e
imagens.
2ª
Parte da Formação: Tarde
3ª
Atividade:
Leitura e discussão
do texto “O processamento da leitura” de Regina Lúcia Péret Dell'Isola;
Formação de grupos
para estudo discussão e elaboração e apresentação de proposta de trabalho.
Formação: Filosofia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Filosofia do Ensino
Médio
Professor Articulador:
Patrick Oliveira da Costa
Objetivo
da Formação:
Ressignificar a prática do ensino da Filosofia no ensino
médio da rede pública estadual em Marabá.
Oportunizar o diálogo a respeito da leitura e escrita no
contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM:
Discutir o horizonte conceitual no qual a prática do
ensino de Filosofia deve fundamentar-se.
Analisar as possibilidades da impressão de uma nova
dinâmica no processo de leitura e escrita na disciplina Filosofia.
Debater possibilidades avaliativas valorizadoras do
procedimento de análise dos textos filosóficos e da síntese de seus principais
argumentos por meio de produção textual.
1ª
Parte da Formação: Manhã
1ª
Atividade:
Boas vindas
Momento
cultural
Tempo previsto: 30 minutos.
2ª
Atividade:
Exibição do
filme “Um cão andaluz”
Discussão
acerca de possíveis vieses interpretativos para o filme.
Tempo previsto: 60 minutos
3ª
Atividade:
Leitura e
discussão a respeito de trechos das Meditações
Metafísicas – Renée Descartes.
Tempo previsto: 60 minutos
4ª
Atividade:
Divisão do
grupo maior em pequenos grupos para a leitura de Trechos da Genealogia Moral.
Socialização
dos questionamentos e conclusões obtidos através da leitura.
Tempo previsto: 60 a 120 minutos
2ª
Parte da Formação: Tarde
5ª
Atividade
Momento
cultural: recepção dos professores com voz e violão (repertório surpresa)
Tempo previsto: 15 minutos
6ª
Atividade:
Divisão do
grande grupo em pequenos grupos para a leitura e discussão da introdução do
livro Introdução à Hermenêutica
Filosófica, de Jean Grondin.
Tempo previsto: 60 minutos
Apresentação
das conclusões e questionamentos alcançados pelo grupo (apenas uma pessoa de
cada grupo desempenhará tal tarefa)
Tempo previsto: 45 minutos
7ª
Atividade:
Os mesmos
grupos formados para a 6ª atividade elaborarão, com base no material fornecido
e em seu arcabouço conceitual, seis questões de uma possível prova: três
questões de múltipla escolha, e três questões discursivas.
Tempo previsto: 45 minutos
Socialização
das questões elaboradas.
Tempo previsto: 75 minutos
Formação: Geografia/ Ensino Médio
Participantes: Professores de Geografia do Ensino Médio
Professor Articulador:
Luciano Laurindo dos Santos
Objetivo
da Formação:
Discutir
e explorar a cartografia como ferramenta viável de construção e estímulo na
prática de ensino da geografia.
Objetivos
da Formação:
Apresentar a
fundamentação teórica que justifica o estudo da cartografia;
Subsidiar os
professores com propostas de inserção de recursos cartográficos, como
instrumentos auxiliares e complementares no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar
oportunidades aos professores para realizar experiências, de forma a construir
cada conceito gradativamente e estimular a integração e a participação efetiva
de ambos na construção do conhecimento.
1ª
Parte da Formação: Manhã
1ª
Atividade:
Momento
cultural
Leitura do
texto: Alfabetização cartográfica: um desafio para o ensino de geografia;
Vídeo:
cartografia e novas linguagens no ensino de geografia
Socialização
da atividade
2ª
Atividade:
Slides
sobre a fundamentação teórica da cartografia
Socialização
da atividade
2ª
Parte da Formação: Tarde
3ª
Atividade:
Vídeo:
Leitura de gráficos e tabelas
Socialização
da atividade
4ª
Atividade:
Sugestão de
sites/blogs para pesquisa no ensino da cartografia;
Proposta
para utilização das tecnologias espaciais: o uso do programa Google Heart na
produção do conhecimento geográfico.
Formação: História/ Ensino Médio
Participantes: Professores de História do Ensino
Médio
Professor Articulador: Moisés Pereira da Silva
TEMÁTICA: A Lei 10.639/03 –
História da África e cultura afro-brasileira em sala de aula.
OBJETIVO
DO ENCONTRO:
Compreender,
a partir do contexto histórico brasileiro, e paraense, a importância da Lei
10.639/2003 enquanto resultado das políticas afirmativas do governo.
Problematizar os desafios à efetivação
da Lei tendo como referências a formação docente e o material didático
disponível nas escolas.
Partilhar experiências docentes
referentes à temática.
Construir coletivamente alternativas
que viabilizem e, ou, facilitem o ensino de história da África e a valorização
da cultura afro-brasileira.
1ª
Parte da Formação: Manhã
Momento Cultural – Áudio: Mama África (Chico
César).
Devolutiva: apresentação da temática.
Leitura em grupo do texto: História da África e
cultura afro-brasileira em sala de aula.
Lanche
Socialização das discussões em grupo.
Encaminhamentos
2ª
Parte da Formação: Tarde
Momento Cultural – Vinícius de Moraes: O canto de
Oxum
Vídeo - A História Única
Diálogo sobre o vídeo
Análise do Livro didático
Socialização
Encaminhamentos e
avaliação do encontro: preenchimento do instrumental de avaliação.
AGRADECIMENTOS
"Agradecemos ao apoio de todas as instituições e profissionais que dedicaram empenho e parceria para que realizassemos com sucesso esta ultima formação de professores deste semestre. Esperamos poder contar com o apoio nas próximas formações que virão. A todos o nosso muito obrigado!".
Equipe de Formação/ 4ª URE
Parceiros:
Centro Integrado de Ensino/ ÊXITOGrupo FUTURO Educacional
Prof.
Hildemarques dos Santos Alves / Biologia
Prof.
José Rodrigues de Sales/ Matemática
Prof.
Edilson Gomes de Souza/ Matemática
Profa.
Edna Maria Diniz Pimenta – Diretora da
E.E.E.M. Acy de Jesus Barros
Profa.
Hellen Nyde da Silva e Souza – Diretora da E.E.E.M.
Rio Tocantins/CAIC
Profa.
Luciléia Rodrigues – Coordenadora do NTE/ Escola Rio Tocantins - CAIC
Profa.
Adailde Farias – Diretora da E.E.E.M.
Dr. Geraldo Veloso
Vanderlei
Lopes Barros – Diretor da E.E.E.M.
Plínio Pinheiro
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